6ª EPEF

6º EPEF da 2ª CRE

 

 

                          6º ENCONTRO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 2ª CRE (6º EPEF 02CRE)

  • Data e horário da realização: 24 de agosto/2015, das 8:30h às 18h
  • Localidade: Auditório Bruno Hames e Complexo de Esporte e Lazer da UNISINOS
  • Nome dos responsáveis pelo projeto: Francisco Carlos Lemes de Menezes (02CRE) e Ednaldo Pereira Filho (UNISINOS)

 

 

Programação:

 

8h30min – Credenciamento no Auditório Bruno Hames (Prédio das Ciências Jurídicas)

 

9h às 12h- Painel: A Educação Física e o Esporte nas escolas do Rio Grande do Sul: as políticas de Estado e de Governo.

Painelistas: Professor Indicado Pela SEDUCRS ; Professor Indicado pela FUNDERGS; Professora Drª.  Maria Teresa Cauduro.

 

13h30min  às 17h30min – Oficinas no Centro de Esporte e Lazer da UNISINOS

 

  1. Oficina de Esportes Radicais In Door – Prof. José Ademir Reck (Escola Estadual Mario Sperb).

Ementa: abordará os principais fundamentos técnicos e de segurança do Rappel e Slackline in door.

  1. Oficina de Escola da Bola – Profª. Siomara Aparecida da Silva.

Ementa: abordará os elementos e estrutura de organização dos conteúdos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes coletivos. Aspectos Relação entre metodologia-prática e conhecimento dos processos de ensino-aprendizagem-treinamento direcionados aos jogos. Princípios teórico e práticos para o desenvolvimento da capacidade de jogo fundido na relação entre a tática-técnica, o ABC do jogo direcionado a cada faixa etária

  1. Oficina de Futebol Callerejo – Profa. Andressa Vieira Allet (UNISINOS)

Ementa: abordará a História do Futebol Callejero e contextualizá-lo como componente da cultura popular; as Experiência em eventos (Mundial e Copa América); vivências de Metodologia do Futebol de Rua, Arbitragem e  Mediação e  possibilidades do desenvolvimento da metodologia no âmbito escolar.

 

 

 

 

13h30min  às 17:30h - Seminários Temáticos no Centro de Esporte e Lazer da UNISINOS

 

  1. Primeira Parte : Obrigatoriedade dos profissionais de Educação Física nos anos iniciais – -  Profa. Miryam Peraça Fattah Brauch   (CREF2RS). Segunda Parte - DINÂMICAS DE ACOLHIMENTO E INCLUSÃO: vivenciando o lúdico e o afetivo na sala de aula. Profa. Miryam Peraça Fattah Brauch   (CREF2RS).

Ementa: – inicialmente abordará as principais iniciativas e princípios que sustentam a obrigatoriedade dos profissionais de Educação Física nos anos iniciais e, posteriormente,  proporcionará a vivência de dinâmicas de integração e bem estar físico e mental com uma perspectiva inclusiva na área da corporeidade, fortalecendo as possibilidades do corpo em diálogo com as diferenças e visando uma mudança de paradigmas através de práticas lúdicas e afetivas.

 

  1. Experiências de Seminários de Educação Física no Ensino Médio – Profas. de Educação Física do Ensino Médio Estadual com mediação da Profa Janira Silva (UNISINOS).

Ementa: apresentações e debates sobre os relatos de experiências de professoras de Educação Física do Estado que trabalham com Seminários no Ensino Médio e contextualização deste atual desafio da realidade da Educação brasileira.

  1.  Sistematização dos conhecimentos da Educação Física nos Ensinos Fundamental e Médio – Prof. Ednaldo da Silva Pereira Filho (UNISINOS).

Ementa: abordará os principais pressupostos normativos curriculares para a Educação Física e a importância de selecionar, sistematizar e abordar conhecimentos na Educação Física. Com isso será problematizado e relatado experiências de como a Educação Física pode ensinar as culturas corporais de movimento de maneira continuada a fim de garantir aos alunos da Educação Básica a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o esporte, a ginástica, a luta, a dança e o jogo. Neste Seminário será proposto – por adesão voluntária - um Pacto pela Educação Física Escolar Sistemática e Por Toda a Vida.

  1. Mini-curriculum dos palestrante(s).

 

  1. Profa. Maria Teresa Cauduro -Bacharel em Direito pela Universidade Feevale (2009), Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC (1991) e doutorado em Filosofia y Ciencias de la Educación - Universitat de Barcelona- UB (1999). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos Qualitativos de Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte CNPq/UFRGS e do Observatório de Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS/ RS .Membro da comissão de especialista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, Brasil como avaliadora de cursos e institucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação de professor, ensino superior, politicas afirmativas e pesquisa qualitativa. Pos doutoranda em Educação na área da Educação, Historia e Políticas sob a orientação da professora Dra. Flavia Obino Werle.

 

  1. Prof. José Ademir Reck  - Professor do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Professor ensino fundamental na Escola Dr. Mário Sperb de 2002 até o momento. Professor ensino médio na Escola Cristo Rei de 2003 até 2007. Diretor na Escola Mário Sperb 2007/2012. Coordenador programa mais educação na Escola Dr. Mário Sperb de 2012 até o momento. Supervisor PIBIB Educação Física na Escola Dr. Mário Sperb de 2014 até o momento.

 

  1. Profa. Siomara Aparecida da Silva –Possui graduação em Educação Física pela Escola de Educação Fisica - UFMG (1994), mestrado em Educação Fisíca pela Escola de Educação Fisica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO (2004) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atua na área da Educação Física, com ênfase em Metodologia da Iniciação Esportiva, principalmente nos seguintes temas: coordenação motora, crescimento e desenvolvimento motor, jogos esportivos coletivos, processo de ensino aprendizagem com crianças

 

  1. Profa. Andressa Vieira Allet - Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Professora do Projeto de Esporte Integrado da Unisinos. (PEI)

 

  1. Profa. Miryam Peraça Fattah Brauch - Professora de Educação Física com Especialização em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Metodista IPA,Brasil (2002). Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul , Brasil. Conselheira do CREF/RS.

 

  1. Profa Janira Aparecida da Silva – Professora aposentada do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Pedagoga e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

 

  1. Prof. Ednaldo da Silva Pereira Filho – Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1985), especialização em programação de ensino pela Faculdade de Educação da Bahia (1986), mestrado em Educação (2000) e doutorado em Ciências Sociais (2011), ambos, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua como professor (desde 1990) e gestor (desde 2000) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Ex-professor de Educação Física do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e dos municípios de Gravataí e Porto Alegre. Atualmente é Coordenador da área da Educação Física do PIBID da UNISINOS.