Concurso Gastronômico Escolar

 

 

No dia 08/03, 20 escolas de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram do I Concurso de Gastronomia da Alimentação Escolar, no refeitório do Colégio Visconde de São Leopoldo. Os critérios centrais de avaliação dos pratos foram a utilização de produtos regionais e a adequação à proposta da alimentação escolar, ou seja, ser saudável e executável nas rotinas das cozinhas.

Dentre os avaliadores do Concurso estava o professor do curso de gastronomia da Feevale, Daniel Vicente Bonho, a nutricionista da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fernanda Marques da Silva, a nutricionista do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECAME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Roberta Capalonga, e duas professoras representantes da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Ivete Limberger e Maria Helena Pinzetta.

Após as degustações a equipe avaliadora ressaltou a qualidade de todos os pratos inscritos e elegeu o bolo fofo de laranja, da merendeira Solange Terezinha Fernandes, do Colégio 8 de Setembro (Estância Velha) e a cuca de morango, de Ivone Maria Hahn, da Escola Marquês do Herval (Feliz), como os grandes vencedores do concurso. De acordo com Daniel Bonho, os pratos, além de serem deliciosos e de utilizarem ingredientes regionais, são também de fácil preparo.

O concurso foi uma ideia das representantes da Alimentação Escolar da 2ª CRE, Flora Regina de Souza e Eliana Cardoso Vieira, para valorizar os saberes das merendeiras e propiciar a integração entre estas profissionais. “Eu nem sabia que meu bolo era importante”, comemora Solange, que agora voltará para a escola com “mais vontade de trabalhar”. Já para Ivone, o evento foi importante por que interrompeu a rotina e proporcionou trocar receitas e aprender com as colegas.