E-BOOKS DIGITAIS: representações da identidade negra a partir da Literatura

Escola Estadual de Ensino Médio La Salle, de Campo Bom - nov 2015

 

Na Escola Estadual de Ensino Médio La Salle, de Campo Bom, nas aulas de Língua Portuguesa do Professor Isaias Ildebrand, com as turmas de 3º anos do turno da manhã, os 65 alunos foram inicializados na leitura de forma espontânea, nos períodos direcionados. Eles analisaram a presença do negro na mídia, especialmente no cinema e também na literatura infanto-juvenil.

O projeto e-Books Digitais: representações da identidade negra a partir da Literatura - surge com o intuito de sanar a falta de conhecimento de uma cultura de grande respaldo no Brasil, correlacionando a tecnologia com a implantação da Lei que resgata os estudos das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

A partir de relatos dos alunos e dos estudos foram produzidos  20 e-books. O projeto que teve início no 1º trimestre teve seu processo de culminância na metade do segundo trimestre onde foi organizado, juntamente com os alunos do 5° ano, um café literário na sala, dessa forma, os alunos do terceiro ano leram as histórias em grupos para as crianças. Conhecer a cultura do outro proporcionou uma nova visão nos alunos, sobre seus conceitos e pré-conceitos.

 

No processo final das criações, de forma conjunta, foi criada uma coleção literária com nomes escolhidos pelos alunos, ao final, de forma democrática, foi escolhido um nome que representaria a coleção de e-Books em destaque. O nome escolhido foi “Identidades” .

Foram criados 20 e-Books. Veja alguns:

 

A Escola de Talentos.pdf (3721993)

A Menina e a Galinha.pdf (2301074)

A_História_do_Negrinho.pdf (460557)

Gunga.pdf (661958)