E.E. de Ensino Fundamental João Gräwer Filho

 A escola Estadual de Ensino Fundamental João Gräwer Filho proporcionou uma semana de atividades variadas  no “PIQUETE JOÃO GRÄWER”. Dentre as atividades ressaltamos:

  • Hora Cívica: uma tradição que passa de geração em geração.
  • Cardápio Farroupilha: Mandiocada, salada de laranja, carreteiro, salcichão com pão,...
  • Aulas de diferentes disciplinas ministradas no piquete;
  • Almoço cooperativo entre profissionais da escola;
  • Dança, declamação, versos e poesias tradicionalistas também contagiaram os alunos e profissionais.
  • Estudos relacionados a Bandeira Rio-Grandense, a cultura deste povo, tradições, comídas típicas, entre outros.

 

 

 

 

Treinos para as Olimpíadas Escolares/2014

 

Na manhã do dia 06 de setembro, no Ginásio ao lado da Escola Municipal Albano Hansen, situada no bairro Travessão, em Dois Irmãos, realizou-se um treino em preparação as Olimpíadas Escolares.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental João Gräwer Filho estará participando com três categorias (mirim, infantil e juvenil), futsal, xadrez, pingue-pongue e atletismo.

O evento será realizado em outubro. Abaixo estão algumas fotos do treinamento voltado ao futsal.      

  

 

A manhã foi de intensos trabalhos, muita diversão e alegria...

Porém os professores tiveram uma tarefa bastante difícil: os melhores jogadores e representantes da escola estavam por ser escolhidos.

Mais treinos estão por vir! Tudo para aperfeiçoar cada vez mais as práticas esportivas, regras,atitudes, comportamentos, habilidades e competências; mas com uma certeza muito grande: a satisfação de participar e apresentar um pouco mais dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos neste educandário!

E que vençam os melhores!

 

 

 Fonte: Colaboração da Escola

 

 

 

 

Gincana na Escola E. E. F. João Gräwer Filho – Dois Irmãos

 

O projeto “Cuidando do nosso Planeta”, criado pela professora de Ciências Camila Martins da Silva, teve no último dia 09 de agosto, mais uma de suas etapas concretizadas. Na ocasião, foi desenvolvida com as turmas da escola uma gincana de integração abordando o tema reciclagem do lixo.

A proposta consiste em avaliar a produção de lixo no nosso país, os métodos e técnicas, bem como as políticas públicas de reciclagem de diversos materiais, conscientizando as pessoas da necessidade de reduzir, reciclar e reutilizar materiais, possibilitando uma maior preservação de recursos naturais, desenvolvimento e interação social, reconstruindo conceitos a cerca de fatores que nunca foram abordados com tanta relevância social.

A destruição do meio ambiente é muito grave, pois significa a perda do controle climático da Terra. Este descontrole pode produzir inundações e secas, que provocam a morte de milhares de seres vivos. Frente a estes problemas e questionamentos podemos refletir: o que já fizemos para ajudar o meio ambiente? Que fatos ou experiências vividas teríamos para compartilhar?

 

As tarefas realizadas neste sábado, suas pontuações e o projeto podem ser acessados em nosso blog: http://escolajoaograwer.blogspot.com.br/ Confira a alegria da galera nas fotos! http://www.kizoa.com/Video-Maker/d12773436k7640410o1/gincana-da-reciclagem-do-lixo ou diretamente em nosso blog.

 

Fonte: Colaboração da escola.

 

 

 

 

Sessão Solene em homenagem ao Dia do Estudante

 

No dia 11 de agosto de 2014, houve uma sessão solene, na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, em homenagem ao Dia do Estudante.

A programação especial reuniu várias escolas da cidade e a tribuna foi utilizada por alguns alunos para fazer agradecimentos e reivindicações.

Representaram nossa escola as alunas da 8ª série, turma 81, Bruna Monteiro e Geisiane Rosseto, que solicitaram algumas melhorias, como: um passeio público em torno da escola; uma estrutura metálica que comporte uma rede de proteção na quadra esportiva, pois a bola muitas vezes sai para a rua e mais iluminação pública na parte frontal do educandário porque os professores e funcionários têm reuniões no vespertino, assim teriam mais segurança.

 

A Escola João Gräwer Filho agradece a participação das alunas que muito bem nos representaram.

Fonte: Colaboração da Escola

 

 

 

 

Jovem Aprendiz do Grupo Herval-Senac visita a João Gräwer

Na tarde do dia 11 de junho de 2014, nossa escola recebeu a visita do jovens que compõem o Projeto Jovem Aprendiz do Grupo Herval, em parceria com o Senac-NH.

Os jovens dividiram-se em grupos, e em cada sala, desenvolveram uma proposta diferente. Cantaram músicas, acompanhado por violões; plantaram árvores com a ajuda de nossos alunos, e ao final, ensaiaram a música com todos e fizeram um belo encerramento no pátio.

A energia e a disposição destes jovens contagiaram nosso ambiente, deixando-o mais alegre.

O que é o Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz, que faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), oferece os Cursos de Aprendizagem que são legislados pela Lei 10.097/2000 e regulamentados pelo Decreto nº 5598 de 1º de dezembro de 2005. É necessário que a empresa indique o jovem com idade entre 14 e 24 anos, que esteja cursando o Ensino Fundamental (a partir da 6ª série), Ensino Médio ou selecioná-lo a partir do cadastro de inscritos no Senac.

O objetivo dos Cursos de Aprendizagem é capacitar o jovem contratado pelas empresas, por meio do desenvolvimento de competências, para a inserção no mundo do trabalho. Os cursos possuem carga horária de 1000 a 1200 horas, divididas igualmente em:

- Aulas de atividades no Senac: desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes básicas para formação e ocupação;

- Prática supervisionada em empresas parceiras: aliando teoria à prática e oportunizando ao jovem valorização como pessoa e como cidadão.

Quer mais informações?

Então, acesse o link abaixo:

http://portal.senacrs.com.br/site/psg_aprendizagem_aprendiz.asp

 

Fonte: Colaboração da escola

 

 

 

 

Afinal! Depende de quem?

No dia 24 de junho, nos turnos da manhã e da tarde, a Companhia de Teatro Curto Arte, de Dois Irmãos, apresentou-se na Escola João Gräwer Filho a peça teatral: Afinal! Depende de quem?

Em parceria com o CONSEMA (Conselho do Meio Ambiente) e Secretaria Municipal de Educação, a Curto Arte abordou na peça temáticas como: motivação, companheirismo, meio ambiente, lixo, água, esgoto e drenagem urbana.

A peça apresenta três palhaços, que após o circo fechar, decidem morar na carrocinha de palhaço. Eles só não esperavam que conviver com costumes e manias diferentes não seria fácil. Leleco é preguiçoso, mas inteligente. Tijuca deixa a carrocinha suja, mas é mestre na cozinha. E Amadeu tenta convencer seus amigos a cuidar do novo lar.