E.E. de Ensino Médio Felipe Marx

A Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Marx  recebeu na noite do dia 22/4/2015 o Prêmio Amigos do Livro, pelo  Projeto Mostra Literária.

 

 

 A  homenagem, realizada pela  Câmara Rio-Grandense do Livro em Porto Alegre, destaca  as personalidades e projetos   de promoção à leitura  no ano de 2014.

Também foram homenageados no evento  instituições como o Santander Cultural,  Instituto Cervantes, Programa Estação Cultura da TVE, Assembleia Legislativa, Projeto Leia  Para uma Criança/ ITAÚ, entre outros.

A Mostra Literária do Poli acontece anualmente em junho, está  na sua sexta edição e neste ano contará com a presença do autor gaúcho Juares  Souza, e do mineiro  Tiago de Melo Andrade.

 

 

Colaboração da escola

 

 

 

 

 

Escola Felipe Marx recebe Prêmio Professor Inovador

Na última quinta (31) o professor Ubiratan Ferreira Freitas, da Escola Felipe Marx, de Taquara, recebeu importante premiação regional. Trata-se do 3º Prêmio Professor Inovador, promovido pelas Faculdades de Taquara (FACCAT) e pela Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CISC-VP). A cerimônia de premiação aconteceu no centro de cultura de Três Coroas e contemplou projetos nas quatro modalidades: educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais e ensino médio.

Dentre os 165 professores inscritos, Ubiratan recebeu a primeira colocação com o Projeto Escola, Cinema e Cidadania. Os curtas produzidos pelos estudantes de Ensino Médio trouxeram para as telas de cinema as experiências do cotidiano, como relações familiares, dependência química, conflitos e romances. Os alunos aprenderam a fazer roteiros, criar personagens e escolher trilhas sonoras. Acolhendo a proposta do Ensino Médio Politécnico, a iniciativa integrou as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia, proporcionando aos estudantes uma visão ampliada de diferentes fenômenos sociais.

O diretor da escola, Marcelo Bischoff, ressalta o grande engajamento dos alunos na proposta. Isso não gera espanto, uma vez que os alunos foram os grandes protagonistas da atividade, com direito, inclusive, a exibição de suas produções no cinema da cidade. A plateia era também muito seleta: os familiares dos alunos, que puderam apreciar a criatividade de seus filhos, exposta na grande tela.

Para o professor Ubiratan o prêmio é o reconhecimento do que a escola pública pode fazer pela educação. Ele ainda frisa a necessidade de a escola se reinventar: “devemos valorizar os conhecimentos dos alunos e repensar os seus interesses com novas propostas pedagógicas e projetos”. No horizonte está a II Mostra de Cinema da Escola, que será realizada no dia 05 de dezembro, com novas produções dos alunos. Tudo indica que a relação da Escola Felipe Marx com o cinema renderá ainda muitas histórias.

 

Créditos: Kátia Simone Müller