E.E. de Ensino Médio La Salle

Alunos da Escola La Salle escrevem livros

 

Quem disse que só gente grande escreve livros? Os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola La Salle, de Campo Bom, estão se lançando a escritores. A proposta surgiu a partir do desafio de intensificar o trabalho com literatura nas séries iniciais, lançado nos encontros de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

 A professora Eluze Oliveira Schaidhauer começou a contar histórias aos alunos diariamente. E o projeto não ficou somente na sala de aula: os pais foram incentivados a ler para seus filhos e a ajudar na confecção de maquetes dos cenários dos contos de fada. Dali pra frente ninguém seguraria mais a influência da literatura na vida das crianças. Elas queriam passar a escrever suas próprias histórias e transformar as suas vidas em contos de fada. O projeto “Minha vida é um conto de fadas” conclamou novamente os pais para serem coautores nessa empreitada e todos se puseram a narrar, desenhar, pintar, recortar, colar.

O lançamento das obras, com direito a coquetel, autógrafos e muitas fotos, ocorreu em outubro, por ocasião da entrega de boletins. O sucesso foi tão grande que a professora resolveu fazer uma exposição para que todos os 870 alunos da escola pudessem apreciar o trabalho literário. A partir do projeto, os alunos passaram a se expressar melhor e produzir textos muito criativos, revela Eluze. “Aprendi muito com eles, se a gente incentivá-los, eles nos surpreendem, pois eles têm grande potencial criativo. O que acontece, muitas vezes, é que nós, adultos, subestimamos as crianças”, reflete a professora.