ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PASTOR HEINRICH HUNSCHE - Linha Nova

 

Formatura do PROERD da EEEM Pastor Heinrich Hunsche de Linha Nova

 

 

No dia 11 de novembro de 2015, às 18h, no Pavilhão da EEEM Pastor Heinrich Hunsche de Linha Nova, realizou-se a Solenidade de Formatura do Proerd, da turma do 7º Ano.

 

Veja mais fotos

 

 

 

 

 

SEMANA FARROUPILHA

Escola Estadual Ensino Médio Pastor Heinrich Hunsche – Linha  Nova

Hora Cívica com apresentação dos significados dos Símbolos

Mais fotos

 


 

 

 

 

Visita de africano na Escola Pastor Heinrich Hunsche

 

Em cumprimento ao Art. 26 da LDB e Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, a Escola Estadual de Ensino Médio Pastor Heinrich Hunsche, de Linha Nova recebeu a visita do africano Sãnha, acompanhado pelo missionário Senhor Elton Róis Silveira Diss e sua esposa Carla Buhler Diss, que fazem trabalhos voluntários e já foram várias vezes levar roupas e medicamentos.

 

Sãnha é um jovem africano que está de passagem aqui no Brasil onde estuda Teologia. Natural de Guiné-Bissau o jovem que também é educador no seu país, trouxe suas experiências para compartilhar com os alunos das turmas do Ensino Fundamental e Médio. Falou da importância do estudo para sermos seres humanos bem sucedidos na vida. “Gostaria de dizer algo para vocês: aproveitem as oportunidades que são oferecidas, estudem, pois vejo que vocês tem uma escola bonita, tem professores, no país onde morava é tudo precário caminhava 25 km diariamente para poder frequentar a aula”.

 

Outros problemas como a falta de comida, sendo somente o arroz a refeição diária, mas em pouca quantidade, várias são as crianças que morrem de fome diariamente. A metade da população do país é composta por crianças, mas apesar de todas as dificuldades já enfrentadas Sãnha é um jovem otimista e sonhador que recebe a todos com um sorriso no rosto.

 

Segundo os alunos, o tema exposto pelo jovem africano serviu de reflexão sobre as experiências históricas e produções culturais do negro, na África e no Brasil, entendidas como matriz da sociedade e identidades brasileiras.

 

Foto: Africano Sãnha

Turmas de alunos durante a palestra  

 

 

 

Fonte: Colaboração da escola

 

 

 

 

 

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

 

No dia 16 de maio de 2015, realizou-se o Dia da Família na Escola Estadual de Ensino Médio Pastor Heinrich Hunsche de Linha Nova.

Tivemos apresentações dos alunos, atividades recreativas, palestra, mensagens e um lanche comunitário.

Mais fotos

 

Colaboração da escola

18/05/15

 

 

 

A EEEM Pastor Heinrich Hunsche de Linha Nova registrou a Parada Literária em 23/04/2015

 

 

 

 

Escola Estadual Pastor Heinrich Hunsche de Linha Nova

realiza I Gincana Literária

 

A leitura representa um momento único de aprendizagem e de troca constante entre o leitor e o texto e, considerando-se a sua importância para o desenvolvimento dos alunos, realizou-se entre os dias 20 e 24 de outubro na Escola Estadual de Ensino Médio Pastor Heinrich Hunsche, de Linha Nova, a I Gincana Literária, como forma de estimular atividades lúdicas, interativas e cooperativas sobre os livros lidos para a Feira Literária na escola.

A cada ano é escolhido um autor para que sejam desenvolvidos projetos de leitura na escola sobre suas obras. Assim, os alunos do 6º ao 8º ano adquiriram a obra Eros e Psique, enquanto que a 8ª série e as turmas do Ensino Médio leram o livro Céu de um verão proibido, do escritor João Pedro Roriz, natural do Rio de Janeiro.

A Gincana, organizada pelos professores Marta Michele Mertins e Jackson Arend, teve todas as tarefas baseadas nos livros lidos, que haviam sido lidos e trabalhados em aula. Entre as tarefas havia atividades esportivas, como disputa de pênaltis e corrida com bastões; caças ao tesouro fora da escola; provas envolvendo conteúdos de outras disciplinas; atividades escritas e de produção de textos; atividades recreativas e culturais, como jogo de cartas, apresentação de música, soletrando, envolvimento de pessoas da comunidade; além de apresentações artísticas, como desfile das personagens do livro e teatros de cenas descritas na obra.

Paralelamente à Gincana Literária, os alunos da escola estadual também participaram de atividades da Semana Literária Municipal e conversaram com o escritor gaúcho Altair Martins, que esteve na escola no dia 22 de outubro para falar de suas obras, também trabalhadas em sala de aula.

As atividades da gincana encerraram com a presença do escritor João Pedro Roriz, que realizou um bate-papo muito descontraído e interessante com os alunos. O autor, que também é ator e palestrante, elogiou a qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos e se divertiu com as apresentações baseadas nos livros trabalhados. Na ocasião, a escola também contou com a presença da Coordenadora da 02ª Coordenadoria Regional de Educação de São Leopoldo Marinês do Carmo de Pariz da Silva, que ficou admirada com a desenvoltura do escritor João Pedro Roriz para contar histórias e prender a atenção dos alunos e elogiou os trabalhos apresentados. Na segunda-feira foram premiadas as equipes Os batalhadores, do Ensino Fundamental, e Bandeira 2, do Ensino Médio, campeões da I Gincana Literária.

 

João Pedro Roriz conversando com os alunos.

 

Professores Marta Michele e Jackson e diretor Cláudio entregando cestas com produtos coloniais ao escritor e à Coordenadora Marines - 2ª CRE.

 

Equipe Bandeira 2, campeã da gincana do Ensino Médio.

 

Equipe Os Batalhadores, campeã do Ensino Fundamental.

 

Mais fotos

 

Fonte: Colaboração da Escola

 

 

 

 

 

 

 

 

Alunos praticam gesto de solidariedade

 

Eles estão chegando à fase adulta, e percebendo que a vida fica muito mais fácil quando compartilhada. Foi para incentivar essa transição fortalecendo os laços de solidariedade e fraternidade que as alunas Daiane do Amaral e Jéssica Vogel da turma 301 desenvolveram o Projeto Adoção Tardia na disciplina de Seminário Integrado.

Segundo a professora Leonice K. Zimmer, orientadora do projeto a ideia de visitar um abrigo partiu da própria turma e a campanha para os donativos teve início no mês de setembro e se estendeu até final do mesmo mês. Conciliando trabalho, estudo e muito empenho, foram arrecadados alimentos, roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza para doação.

No dia 03 de outubro, ocorreu a entrega dos donativos arrecadados. Os alunos nunca haviam visitado uma Instituição de auxílio. O contato com outra realidade foi emocionante para o grupo que não esperava tamanha recepção por parte das crianças da Casa Lar localizada na cidade de Farroupilha.

A pedagoga da Casa Lar Cristiane Rotilli nos proporcionou uma verdadeira aula sobre o tema em estudo, enriquecendo e reforçando assim o trabalho de pesquisa que está em andamento ainda. Os alunos puderam fazer perguntas, conhecer a estrutura da casa e interagir com as crianças.

O gesto foi um encontro produtivo para ambas as partes. Os jovens estudantes, que puderam viver um momento especial não imaginavam receber tanta gratidão e carinho. As crianças são muito educadas e seus sorrisos nos contagiaram desde o momento em que as vimos. Vivenciar algo assim não tem preço.

O tamanho do ato não é medido pelo alcance material, embora todos tenham se empenhado nas arrecadações que com certeza darão um auxílio importante a casa. A grandeza está nos ensinamentos, no fortalecimento do espírito solidário. E essa é a verdadeira lição que deverá ser levada para a vida toda.

A turma 301, Direção, professores e funcionárias da Escola, aproveitam para agradecer de forma especial o apoio recebido por parte do Executivo, Secretaria Municipal de Educação, Saúde e todos os munícipos de Linha Nova, tornando possível este gesto de solidariedade.

Nosso muito obrigado!

 

 

 

Fonte: Colaboração da escola

 

 

 

 

SEMANA FARROUPILHA/2014

 

Foram realizadas diversas atividades durante a Semana Farroupilha: roda de chimarrão, apresentações de alunos e casal de jovens do CTG e trabalhos envolvendo os alunos da Escola.

 

 

 

 

PROJETO HORTA ESCOLAR DA

EEEM PASTOR HEINRICH HUNSCHE

 

3º ANO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

 

 

 

 

PROJETO HORA DO RECREIO

 

3º ANO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

 

 

Desenvolveu-se este projeto com intenção de trazer uma melhor ocupação dos alunos no recreio, através de leitura, música, jogos e confraternização.

O projeto foi basicamente feito com matérias recicláveis. E para realizar isto contamos com a colaboração de boa parte da comunidade de Linha Nova, que doou tecido, pneus, pallets e diversos matérias. Também contamos com a cooperativa escolar UNIPAH para a compra da mesa de fla-flu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RUMO À COPA DO MUNDO 2014

 

ALUNOS CONFECCIONANDO ENFEITES PARA A ESCOLA

 

TRABALHOS DOS ALUNOS DO 5º ANO JUNTAMENTE COM A PROFESSORA MAIQUE

 

 

 

 

 

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO

PASTOR HEINRICH HUNSCHE  na 1ª MEMP

 

1ª MOSTRA DE PROJETOS DE PESQUISA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

 

 

TRABALHO: ABORTO: CONCEPÇÕES E CONSEQUÊNCIAS

ALUNAS: CARLA AULER E BÁRBARA BÖETTCHER

 

 

ALUNAS COM PROFESSORA LEONICE KOCH ZIMMER

 

ALUNAS COM PROFESSORA MARTA MICHELE MERTINS

 

 

TRABALHO: UNIVERSO: ESTRUTURA, CARACTERÍSTICAS E TEORIAS

ALUNOS: TAINÁ GRIEBLER E LUAN AREND

 

ALUNOS COM PROFESSORA LEONICE KOCH ZIMMER

 

ALUNOS COM PROFESSORA MARTA MICHELE MERTINS

 

 

 

 

Dia da Família na Escola

  A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PASTOR HEINRICH HUNSCHE  aproveitou a data para reunir pais, alunos, professores e demais membros da comunidade num  bonito evento festivo.  Houve apresentação de todas as turmas, mensagens religiosas, atividades de recreação e almoço de confraternização.

17/05/2014   

 pais e alunos participaram das atividades recreativas 

almoço de confraternização

 

Fonte: Colaboração da escola