Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro

 

Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro, de Campo Bom, tem filme selecionado para a Mostra Nacional do V Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí. O filme Hormônios Apaixonados II, projeto do Prof. Marlon Nunes ficou entre os dez selecionados para final que acontecerá entre 02 e 07 de Junho de 2014.

 

Sobre o festival:

O Festival Internacional Estudantil Cinema de Barra do Piraí é o braço educacional do Polo Audiovisual da cidade de Barra do Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Iniciado em 2009, através da parceria entre a produtora audiovisual Mauá Filmes, a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí e a Reluz Logística Reversa Ltda., tem como missão ampliar as possibilidades de expressão do universo infanto-juvenil, através de imagens e histórias.

Composto por três mostras: Local, Nacional e Internacional, o Festival proporciona o intercâmbio entre jovens realizadores de todo o Mundo e promove a reflexão acerca do conteúdo a eles destinado.

Entre as diversas ações e atividades do FestCine, destaca-se o projeto “Luz, Câmera, Educação!”, que consiste de oficinas de produção audiovisual em escolas públicas e privadas da cidade de Barra de Piraí, voltadas aos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Como resultado dessas oficinas, cada escola produz um curta metragem, cujo tema é de livre escolha dos jovens, favorecendo a criatividade, promovendo a pesquisa, a leitura e a escrita, permitindo que se expressem artisticamente ao mundo ao seu redor.

Os filmes produzidos pelos jovens participam, então, da Mostra Competitiva Local do FestCine e concorrem entre si em oito categorias: melhor áudio, melhor arte, melhor roteiro, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor filme júri popular e melhor filme. Julgamento realizado por júri especializado, composto por profissionais da área de cinema e educação.

Estudantes de todo o Brasil participam da Mostra Competitiva Nacional, que premia o melhor filme segundo o júri técnico. Todos os premiados das Mostras Local e Nacional recebem um troféu e o premiado por melhor filme da Mostra Nacional recebe o valor de R$ 2.000,00.

Em cada edição, o Festival presta uma homenagem especial a importantes figuras do cinema nacional que, sempre que possível, prestigiam a noite de abertura do evento com sua presença, para o delírio da plateia de cerca de 3 mil pessoas em média. É uma grande festa.

Ao longo desses 5 anos de Festival, tivemos a realização de 76 filmes dentro das oficinas de produção audiovisual da Mostra Local, com a participação de mais de 2500 alunos. Na Mostra Nacional foram exibidos 50 filmes selecionados entre as mais de 200 obras inscritas. E, na Mostra Internacional, já passaram por nossas telas 25 filmes produzidos por jovens de diversos países.

Contamos, também, com a participação de um público de cerca de 20 mil pessoas por edição do Festival, chegando aos 100 mil espectadores que puderam conhecer os trabalhos desses jovens, através das exibições em praça pública, gratuitamente, ao longo dos 7 dias de exibição de cada edição do Festival. Números que expressam a importância do evento, carinhosamente conhecido como o “Oscar Estudantil”.

Assim, com a certeza de que a produção de filmes nas escolas é uma importante ferramenta educacional, o Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí pretende continuar realizando sua missão, atraindo e despertando talentos dessa juventude brasileira, contribuindo, de sua forma, com a construção do Brasil que desejamos.

 

 


Sinopse:

 

Hormônios Apaixonados II apesar do nome, não é uma continuação direta do primeiro, tendo como coincidência as aventuras que os hormônios da adolescência preconizam na convivência em grupo, neste caso o pano de fundo é uma escola. Esta é a história de um aluno (Herbert) recém chegado na cidade e que conhece Max e seu fiel escudeiro Francisco, pela semelhança de estilos começam a se dar bem, porém Herbert, se apaixona por uma das meninas mais populares da turma Amanda Jones , sem perceber que estava arrebatando o coração de outra menina da turma, pelo seu estilo roqueiro/intelectual. O roteiro se inspirou em fatos reais da década de 80/90 e no nome da antagonista Amanda Jones, famosa personagem do filme Alguém Muito Especial. Esta mistura criou um curta gostoso de ser assistido, relembrando aqueles que já tem mais de 30 anos os bons momentos da adolescência e criando uma identificação com os jovens de hoje que mesmo achando que são diferentes, continuam pensando e agindo, quando assunto é a paixão, da mesma forma que seus pais sentiam.

 

 

  

 

 Veja mais:  Blog do Professor Marlon Nunes

                   Site do festival

                  Trailer youtube: http://youtu.be/wreX0j8j1BE

 

 

 

Fonte: Colaboração da escola           

 

 

 

 

É com muito orgulho que participo a premiação dos alunos da 7ª série da Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro, na categoria Ficção Ensino Fundamental – quesito “DESTAQUE MENSAGEM EDUCATIVA” no 12º Festival Estudantil de Guaíba 2013

Aconteceu no dia 30 de Novembro de 2013 na cidade de Guaíba - RS

Professor Marlon Nunes