JERGS 2015

JERGS 2016

 

JERGS 2017

JERGS 2017

 

 

Campeões do Handebol Infantil dos JERGS 2017

 

A fase regional de Handebol na categoria infantil dos JERGS 2017 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) será disputada no dia 09 de outubro, em Tapes. Esta fase é disputada pelos campeões das coordenadorias de São Leopoldo, Canoas, Guaíba, Osório, Gravataí e Porto Alegre. A equipe feminina da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Ribeiro de Novo Hamburgo e a equipe masculina da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar C. Jaeguer de Sapiranga irão representar a 2ª Coordenadoria Regional de Educação de São Leopoldo. Parabéns!

Foto:Equipe de Handebol da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Ribeiro de Novo Hamburgo
Foto: Equipe de Handebol da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar C. Jaeguer de Sapiranga

 

 

 

 

 

Campeãs de Tênis de Mesa dos JERGS 2017 é bronze nos Jogos Escolares da Juventude 

As alunas da Escola Estadual de Ensino Médio 10 de Setembro, de Dois Irmãos, Izumi Tanara e Azuçan Tanaka (a esquerda na foto), campeãs estaduais na modalidade Tênis de Mesa dos JERGS 2017, receberam medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude.

Os Jogos Escolares da Juventude  são disputados na categoria 12 a 14 anos, e ocorreram na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e reuni atletas de todo país.

 Parabéns!

 

 

Futsal Juvenil dos JERGS 2017

Foto: Equipe de Futsal juvenil do Colégio Estadual de Tupandi – 1º lugar Fase de CRE (2ª CRE)

 

A Fase Regional de Futsal da categoria juvenil dos JERGS/2017 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) será disputada dia 26 de setembro no município de Rolante.  A equipe da Escola Estadual de Ensino Médio Jacob Hoff, de Harmonia irá representar a 2ª Coordenadoria Regional de Educação no naipe feminino e o Colégio Estadual de Tupandi naipe masculino.

Estaremos torcendo!

Foto: Equipe da Escola Estadual de Ensino Médio Jacob Hoff de Harmonia  – 1º lugar Fase de CRE (2ª CRE)

Foto: Equipe de Futsal do Colégio Estadual Professor Victor L. Becker -  2º lugar Fase de CRE (2ª CRE)

Foto: Equipe de Futsal da Escola Estadual de Ensino Médio Bernardo Petry, de Vale Real - 3º lugar Fase de CRE (2ª CRE)

 

 

 

 

2ª CRE já tem representantes no Volibol Juvenil dos JERGS/2017

 

 

Os campeões da Fase de Coordenadoria da 2ª CRE, disputarão a Fase Regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul 2017 no dia 22 de setembro em Tramandaí.

 

 Parabéns!

Equipe de Volibol Juvenil Feminino do Colégio Wolfram Metzler de Novo Hamburgo.

Equipe de Volibol Juvenil Masculino Escola Estadual de Ensino Médio 10 de Setembro de Dois Irmãos.

 

 

 

 

 

 

Campeão Estadual de Xadrez -  JERGS/2017

 

O aluno Gustavo Henrique de Oliveira Pahl, do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt, de Igrejinha é Campeão Estadual de Xadrez dos JERGS/2017 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) na categoria Juvenil.

Parabéns!

 

 
 
 

Colégio Dr. Wolfram   Metzler é Vice-campeão Estadual de Basquete

 

Representante da 2º CRE, a equipe de Basquete Juvenil masculina do Colégio Dr. Wolfram   Metzler de Novo Hamburgo, consagrou-se Vice-campeão do JERGS 2017. Eles disputaram a partida com a Escola Estadual de Ensino Médio 15 de novembro de São Gabriel da 19ª CRE.

 

Parabéns!

 
 
 
 
 

Colégio Dr. Wolfram Metzler vai disputar Final Estadual de Basquete JERGS 2017

 

Foto: Equipes Campeã de Basquete do JERGS/2017 da 2ª CRE  - Colégio  Dr. Wolfram Metzler, de Novo Hamburgo

 

A 2ª Coordenadoria Regional de Educação de São Leopoldo, já tem representante na Final Estadual de Basquete nos JERGS 2017 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), na categoria juvenil masculino. É o Colégio Dr. Wolfram Metzler, de Novo Hamburgo, que  se sagrou campeão da fase regional de basquete da 1ª região (Canoas, Gravataí, Osório, Guaíba, Porto Alegre e São Leopoldo), que ocorreu nesta quinta-feira na Unisinos.  Os jogos finais serão nos dias 01,02 e 03 se setembro em Santa Cruz do Sul. Boa Sorte!

 
Foto: Equipes vencedoras da fase regional (1ª região) de Basquete do JERGS/2017 - Colégio  Dr. Wolfram Metzler, de Novo Hamburgo e Colégio Estadual Piratini de Porto Alegre. 
 

 

 

Jogos de Basquete do JERGS 2017

Ocorreu dia 21/08  ( nas quadras da Unisinos, em São Leopoldo, a disputa da modalidade de basquete da Fase de Coordenadoria da 2ª CRE dos JERGS 2017 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul). A Fase Regional da 1ª Região (Canoas, Gravataí, Osório, Guaíba, Porto Alegre e São Leopoldo) está marcada para o dia 24/08 (quinta-feira) na Unisinos.

 

 

 

 

Abertura do Atletismo dos JERGS 2017

A cerimônia de abertura da Final Estadual de Atletismo da 47ª Edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul/2017, aconteceu nesta sexta-feira (18) na pista atlética da Unisinos, em São Leopoldo.  Os jogos tem por finalidade estimular a prática esportiva nas escolas públicas do Estado, buscando a mobilização da comunidade escolar em prol do esporte educacional. Esta edição contempla pela 1ª vez a inclusão dos participantes dos alunos/atletas com deficiência. Os vencedores das provas desta final serão representantes do RS na etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Os atletas de todo estado, que foram classificados na fase regional que abrange 30 CREs do RS, desfilaram com as bandeiras das suas escolas. Entre as autoridades presente, a diretora do departamento pedagógico da Seduc, Prof.ª Marcia Coiro, disse que esse momento deve ser visto como “momento de abrir a porta” e precisa ficar aberta, e  para isso é preciso dos esforços de todos, cada um que está aqui tem responsabilidade de incentivar os seus colegas da sala de aula a participar cada vez mais. A Coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Prof.ª Helenise Ávila Juchem ficou muito satisfeita  em sediar este evento e salientou a importância do esporte como prática pedagógica, que ensina valores como integração e a tolerância, além de hábitos saudáveis. O cerimonial foi finalizado com chave de ouro, a bela apresentação da Fanfarra Emílio Boeckel da Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Boeckel de São Leopoldo. 

 

Foto: Prof.ª Helenise Ávila Juchem, Coordenadora da 2ª CRE salientou a importância do esporte como prática pedagógica, que ensina valores como integração e a tolerância

Foto: Prof. Marco Aurélio Cornelius, diretor da SMEL de NH,  Prof. Francisco Menezes, assessor da Educação Física da 2ª CRE e Prof.ª Eliana Cardoso, chefia pedagógica da 2ª CRE.

Foto: Equipe da Escola Estadual de Ensino Médio Caic Madezatti

Foto: Fanfarra Emílio Boeckel abrilhantou o evento

 

Mais fotos

 

 

 

Resultado  da Fase Regional  do  Tênis de Mesa da 1ª região  dos JERGS/2017

 

 Os dois primeiros classificados irão participar da  Fase Final Estadual de Tênis de Mesa dos JERGS 2017, que serão disputados em nos dias 18 e 19 de agosto em Pântano Grande, juntamente com a modalidade de Xadrez. Parabéns!

Categoria Infantil Masculino:

1º lugar: João Model -  EEEM 10 de Setembro/Dois Irmãos (2ª CRE)

2º lugar: Nathan Santos -  São Jorge

3º lugar: Guilherme Flores - Leonardo Truda

Categoria Infantil Feminino:

1º lugar: Izumi Tanara -  EEEM 10 de Setembro/Dois Irmãos (2ª CRE)

2º lugar: Azuçan Tanaka -  EEEM 10 de Setembro/Dois Irmãos (2ª CRE)

3º lugar: Amanda Rosa - Independência

 

Categoria Juvenil Masculino:

1º lugar: Jeferson Guarnieri - EEEM Bernardo Petry/Vale real (2ªCRE)

2º lugar: Guilherme Santos - 1º de Maio 

3º lugar: Micael Azambuja - Walpsmar

 

Categoria Juvenil Feminino:

1º lugar: Aryssa Siranata -  EEEM 10 de Setembro/Dois Irmãos (2ª CRE)

2º lugar: Vitória Ramos - Instituto Federal 

3º lugar: Tíffany Müeller - Júlio Grau

 

 

 

 

JERGS disputa Fase Regional de Tênis de Mesa

A Fase Regional de Tênis de Mesa dos JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) foi disputada na sexta-feira (11/08) nas dependências da área recreativa da Sociedade Ginástica de São Leopoldo. A organização do evento contou com a colaboração do prof. Jorge Fanck Júnior, Presidente da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa e do prof. Paulo Nunes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Carlos Jaeger de Sapiranga. Os estudantes que se classificaram neste dia irão participar da fase Final  Estadual em Pântano Grande, nos dias 19 e 20 de agosto, juntamente com os participantes da  modalidade de Xadrez. 

Foto:  Prof.  Paulo Nunes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Carlos Jaeger de Sapiranga, Prof.ª Deise Diná Dutra, assessora dos JERGS na 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Prof. Jorge Fanck Júnior, Presidente da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa

 

 

Final de Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez da fase de Coordenadoria na Unisinos

 

Nesta segunda-feira (07/08) alunos das escolas públicas estaduais e municipais que pertencem aos municípios da 2ª Coordenadoria Regional de Educação de São Leopoldo, competiram a fase de CRE de Atletismo dos JERGS 2017 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) na pista atlética da Unisinos. As provas foram disputadas nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos) nos gêneros masculino e feminino e também neste ano com a inclusão da categoria DI/DV (deficiência intelectual e deficiência Visual). Os classificados em 1º lugar irão disputar no dia 11/08 (sexta-feira) a fase regional, onde competirão com os classificados das outras Coordenadorias da 1ª Região. (Canoas, Gravataí, Osório, Guaíba, Porto Alegre e São Leopoldo). A Final Estadual de Atletismo será dia 18/08, com participação dos 1º classificados na Fase Regional das 7 regiões do Estado.  As fases regional e final de atletismo também serão sediadas pela Unisinos em São Leopoldo. As modalidades de Tênis de Mesa e Xadrez da fase de Coordenadoria também foram disputadas hoje na Unisinos.  A fase Regional do Tênis de Mesa ocorre no dia 11/08 na Sociedade Ginástica em São Leopoldo e os classificados no Xadrez se classificaram para a Final Estadual em Pântano Grande.

Alguns registros: 

Foto: Prova de 200mts juvenil feminino: 

1º lugar: Daniele Schimitt – Escola Estadual de Educação Básica Professor Mathias Schütz de Ivoti

2º lugar: Larissa Mastiny – Escola Estadual de Ensino Fundamental Ivonny Kayser  de  Feliz

3º lugar: Natália dos Santos – Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Exner de Presidente Lucena

Foto: Prova de 200mts juvenil masculino:

1º lugar:  Everton Fey -  Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Exner de Presidente Lucena

2º lugar: Renan Gonçalves Rodolpho – Colégio Municipal Theóphilo Sauer de Taquara

3º lugar: Erick da Silva Neves – Escola Estadual de Ensino Médio João Wagner de Morro Reuter

 

 Foto: Aluna Bruna Schneider da Escola Estadual de Ensino Médio Jacob Hoff (1º lugar na prova 3000m juvenil feminino) com a sua professora de Educação Física, prof. ª Carla Cristina Nonemacher e Chefia do Departamento Pedagógico da 2ª CRE, prof. ª Eliana Cardoso Vieira.

Foto: Arremesso do Peso

Foto: Aluna Monique Machado da Silva de Oliveira  que se classificou para fase regional dos JERGS na prova de 1000mts pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Promorar em Igrejinha, juntamente com o Prof. de Educação Física da sua escola e representantes do Departamento Pdagógico da 2ª CRE.

 

 

 

 

 

Jergs 2017 divulga datas dos jogos finais do Estado

 

 

Fonte: Site da Seduc/RS

Texto: Leonardo Ozório/Seduc-RS

 

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da rede pública a prática do esporte educacional e, assim, qualificar sua cidadania, tendo em vista a construção de um mundo melhor, livre de qualquer forma de discriminação, a Secretaria Estadual de Educação, através da Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico, em parceria com o Sesc, irá realizar entre os dias 18 de agosto e 26 de novembro as finais dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs).

Conforme a assessora de Esporte Educacional da Secretaria de Educação do RS, Danusa Elena Zanella, é necessário ressaltar o aumento no número de adesões das escolas, inclusive com a participação inédita de alunos com deficiência. “O processo de inclusão do aluno com deficiência tem que ocorrer através da integração com os demais estudantes no âmbito escolar e desportivo e este é um dos nossos diferenciais para a edição deste ano. Tivemos o ano passado a participação de mais de duas mil escolas e a tendência é que este número aumente ainda mais” destaca.

 

CALENDÁRIO - FINAIS JERGS 2017

DIA

MUNICÍPIO

MODALIDADE

CATEGORIA

18 e 19/08

São Leopoldo

Atletismo

Juvenil e Infantil

19 e 20/08

Pantano Grande

Tênis de Mesa e Xadez

Juvenil e Infantil

01 e 02 e 03/09

Santa Cruz do Sul

Handebol e Basquete

Juvenil

29, 30/09 e 01/10

Marau

Vôlei

Juvenil

06, 07 e 08/10

Sananduva

Futsal

Juvenil

20, 21 e 22/10

Sarandi

Handebol

Infantil

27, 28 e 29/10

Vacaria

Basquete

Infantil

10, 11 e 12/11

São José dos Ausentes

Futsal

Infantil

24, 25 e 26/11

Xangri-Lá

Vôlei

Infantil



 Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em parceria com as prefeituras e a comunidade escolar gaúcha. 

Os Jergs estimulam a prática esportiva em todas as escolas públicas, mobilizando a comunidade escolar em prol do esporte educacional. As disputas ocorrem nas Categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino.

Os jogos em 2016

  • 141.800 estudantes
  • 1.241 escolas estaduais
  • 877 escolas municipais e federais
  • R$ 2,9 milhões investidos
  • Seis modalidades: Atletismo, Basquetebol, Xadrez, Futsal, Handebol e Voleibol
  •  

 

 

 

 

Os municípios pertencentes a 2ª Coordenadoria Regional de Educação, de São Leopoldo, estão realizando a fase municipal de atletismo dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS 2017).  Em Campo Bom as provas foram realizadas nesta terça-feira (09/05) na Pista Atlética de Campo Bom. A fase municipal é a fase que antecede a fase de Coordenadoria.

 

 

 

JERGS realiza fase de 2ª CRE de Handebol

A etapa de Coordenadoria da 2ª Coordenadoria Regional de Educação dos JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Rio Grande do Sul) na modalidade de Handebol Juvenil Masculino e Feminino estão ocorrendo nesta quarta-feira (09/08) em Campo Bom. Os classificados disputarão a fase regional no dia 28/08 também em Campo Bom.

 

 

 

Fase municipal dos JERGS em São Leopoldo

Em São Leopoldo, 28 escolas, entre municipais e estaduais, participam dos 47ª edição dos JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul).  O campeonato, que se encontra na fase municipal,  iniciou com futsal feminino. Segundo, o responsável pela área dos esportes da Smed, Ederson dos Santos, as demais modalidades como handebol, volei e basquete nas categorias infantil e juvenil ocorrem até o  dia 29 de maio. 

 

 

 

JERGS 2017

A 2ª Coordenadoria Regional de Educação realiza nesta terça-feira (11), a reunião dos JERGS 2017 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) com os representantes dos municípios abrangentes a sua região. O evento será no auditório da Escola Técnica Estadual Frederico Schmidt em São Leopoldo, partir das 13h30m, e serão tratados assuntos como regulamento de 2017, calendário, etc. 

 

JERGS 2017

A 2ª Coordenadoria Regional de Educação realiza nesta terça-feira (11), a reunião dos JERGS 2017 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) com os representantes dos municípios abrangentes a sua região. O evento será no auditório da Escola Técnica Estadual Frederico Schmidt em São Leopoldo, partir das 13h30m, e serão tratados assuntos como regulamento de 2017, calendário, etc.