POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE DOS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL

Um Novo Tempo de Possibilidades e Oportunidades

 

Atentos aos movimentos de protestos que ocorreram no mês de junho, sobretudo pela juventude, que reivindicavam entre outras coisas, educação de qualidade e oportunidades para darem continuidade aos estudos, a Equipe da 2ª CRE está realizando um diálogo com os estudantes da rede pública estadual, no sentido de esclarecer e divulgar as novas possibilidades e oportunidades que estão se abrindo para os jovens através de políticas públicas dos Governos Federal e Estadual.

Nos últimos 10 anos já foram criadas 14 novas universidades públicas (duas no RS – UNIPAMPA e UFFS) e mais duas sendo inauguradas até 2014, ampliando desta forma o número de vagas no ensino público superior de 107 mil para 250 mil vagas. Além disso, foi instituído o sistema de Cotas Sociais de 50% de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e de baixa renda, contemplando também a questão racial e étnica.

Foi criado o PROUNI, que desde 2004 já colocou mais de 1 milhão de estudantes no ensino superior a partir de bolsas de estudos, parciais ou integrais, concedidas pelo MEC em Universidades Privadas, a alunos de escolas públicas e de baixa renda. Esse programa será ampliado este ano, pois as universidades com dívidas com o Governo Federal poderão saldar as mesmas com mais bolsas de estudos (caso ULBRA).

Mais informações pelo site: www.prouni.mec.gov.br.

Em relação ao Ensino Profissionalizante o número de escolas técnicas federais saltou de 140 para 214 e ainda serão inauguradas mais 206 até 2014, ampliando significativamente o número de vagas.

Para ampliar ainda mais a oferta de qualificação profissional, o Governo Federal, em parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Sesi, Senar) e IFs (www.poa.ifrs.edu.br e www.ifsul.edu.br) , está oferecendo cursos técnicos (800h e 2400h) e de idiomas, através do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Os Cursos Técnicos de Nível Médio - Pronatec Tec, destinam-se aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, matriculados nas escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios de oferta dos cursos. Além disso, os alunos precisam ainda preencher os requisitos de acesso que cada curso apresenta. Os Cursos de Idiomas – Inglês, Espanhol e Libras, destinam-se aos alunos com no mínimo 15 anos, do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, inclusive de cursos de Educação Profissional, matriculados nas escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios de oferta dos cursos e que preencham os requisitos de acesso de cada curso apresenta. As inscrições para o segundo semestre já estão abertas a encerram dia 29 de julho. Informe-se e inscreva-se na Escola ou pelo site www.02cre.net.

O Governo do Estado lançou o PROUNIRS – Bolsas Integrais em instituições de ensino superior gaúchas. Inscrições para concorrer às vagas na UCS - Caxias do Sul (Automação Industrial, 15 vagas); UPF- Passo Fundo (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Fabricação Mecânica 20 vagas cada) e FEEVALE (Gestão Ambiental; Sistemas para Internet e Gestão de Produção Industrial, 20 vagas cada). A seleção será pela prova do ENEM – 2008 a 2012. As inscrições estão abertas até o dia 26 de julho. Mais informações: www.scit.rs.gov.br.

Informe-se ainda sobre outros Programas como:

  • Ciências Sem Fronteiras; Mais Cultura nas Escolas; Atleta na Escola; FIES – Fundo de Financiamento da Educação (www.mec.gov.br).