Programação 7º EPEF

 7º ENCONTRO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 2ª CRE (7º EPEF 02CRE)

  • Data e horário da realização: 29 de agosto/2016, das 8:30h às 17:30h
  • Localidade: Auditório Bruno Hames e Centro de Esporte e Lazer (CEL) da UNISINOS
  • Nome dos responsáveis pelo projeto: Francisco Carlos Lemes de Menezes (02CRE) e Ednaldo Pereira Filho (UNISINOS)

 

Programação:

 

Manhã:

 

8h30min - Credenciamento

 

Abertura – Coordenadora da 2ª CRE,  Gerente das Licenciaturas da UNISINOS

 

9h às 12h - Debate: Os desafios para a formação inicial e continuada dos professores de Educação Física diante da Base Nacional Comum Curricular.

 

Debatedores: Prof.Vitor Powaczruk  e Profª Drª.  Maria Teresa Cauduro.

 

Tarde:

 

13h30min  às 17h30min – Oficinas

 

  1. Oficina de Futsal na formação da inteligência: processos de aprendizagens baseados na tomada de decisão – Prof. Alvano Camargo (Colégio Sinodal).

 

  1. Oficina de Avaliação motora e aptidão física na escola – Prof. Evandro Capitanio (Estado do Rio Grande do Sul)

 

  1. Oficina de Corpo, Dança e educação: práticas cotidianas – Profa. Aline da Silva Pinto (Profa de Dança da UEGRS e da FEEVALE)

 

  1. Oficina de Jogos de Oposição – Prof. Juliano Ewerling dos Santos e equipe do PIBID da UNISINOS.

 

  1. Oficina de Esportes com Raquete – Prof. Luis Eurico Kerber (Prof. da FEEVALE e do Município de Ivoti)

 

 

 

 

 

 

                 Nome do(s) palestrante(s) previsto(s), com o conteúdo a ser abordado

 

 

  1. Prof. Vitor Powaczruk  – abordará os principais elementos constitutivos da Educação Física na Base Curricular Nacional.

 

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) também é Mestre em Ciências Esportivas pela Deutsche Sporthochschule Koeln (1996) e Especialista em Gestão Esportiva pela Faculdade Sogipa (2012) . É Assessor do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Tem longa experiência no Ensino Superior na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes áreas: Aprendizagem e Desenvolvimento Motor e Pedagogia do Desporto e Voleibol. Atualmente participa da Comissão de Especialistas para a Elaboração da Proposta da Base Nacional Comum Curricular, Ministério da Educação.

 

  1. Profa. Maria Teresa Cauduro (3 horas) – abordará as possíveis implicações da Base Curricular Nacional para a formação de professores de Educação Física.

 

Bacharel em Direito pela Universidade Feevale (2009), Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), Mestrado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC (1991) e Doutorado em Filosofia y Ciencias de la Educación - Universitat de Barcelona- UB (1999). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos Qualitativos de Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte CNPq/UFRGS e do Observatório de Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS/ RS .Membro da Comissão de Especialista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, Brasil como avaliadora de cursos e institucional. Tem experiência na área de Educação e Ensino a Distância (moodle), com ênfase Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito, Educação Física, Formação de Professor, Ensino Superior, Políticas Afirmativas e Pesquisa Qualitativa. Pós doutoranda em Educação na área da Educação, Historia e Políticas (UNISINOS).

 

  1. Prof. Alvano Camargo  – abordará metodologias de trabalhos para tomadas de decisões nos jogos de futsal a partir das realidades escolares.

 

Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), Especialista em  Fisiologia do Exercício pela UniFMU (2002). Tem experiência vasta experiência em estruturação de equipes e formação de atletas esportivos. Atualmente atua como coordenador de Futsal da Base do Município de Sapucaia do Sul e também como coordenador e técnico de futsal no Colégio Sinodal.

 

  1. Prof. Evandro Capitanio (4 horas) – abordará as relações entre saúde e desempenho motor nas aulas de Educação Física; apresentações de ações pedagógicas para darem sentido aos testes motores.

 

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Luterana do Brasil (2012). Atualmente é professor do curso e colégio Pvsinos e professor da Escola Estadual de Ensino Médio Caic Madezatti. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

 

  1. Profa. Aline da Silva Pinto  – abordará o cotidiano escolar e as possibilidades do corpo nesse ambiente. A proposta trará práticas corporais voltadas a atividades rítmicas e expressivas, bem como a orientação para a construção de projetos interdisciplinares.

Formação em Licenciatura Plena em Educação Física/ lPA-RS, Especialista em Educação Psicomotora/ FAPA-RS, Mestre em Educação/ Unilasalle-RS. Atualmente atua como docente do curso de Educação Física da Universidade Feevale, é Gestora de Processos Educacionais PIBID/ CAPES na mesma instituição e foi coordenadora do curso de pós graduação em Prescrição de Exercícios Físicos. É docente do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e participa do Grupo de Pesquisa GEPRACO, na linha Corpo, cultura e sociedade.

 

  1. Prof. Juliano Ewerling dos Santos – abordará, didaticamente, a introdução da cultura corporal da luta nas escolas através da ludicidade dos jogos de oposição.

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015) foi bolsista do PIBID (2012 a 2014), monitor da Atividade Acadêmica de Biomecânica. Tem experiência na área de Educação Física.

 

 

 

  1. Prof. Luiz Eurico Kerber  – abordará os elementos fundamentais das modalidades esportivas com raquete quanto aos procedimentos didático-metodológicos da iniciação, o conhecimento das técnicas e regras básicas, bem como adaptações necessárias a abordagem dos esportes com raquete no contexto escolar.

 

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Feevale (1997). Pós-graduação Latu-sensu em Ciências da Atividade Física - Aspectos da Medicina do Esporte, pela UNOPAR (2000). Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Atualmente é professor Nivel II da Prefeitura Municipal de Ivoti - SEMEC, coordenador da área de Ed.física e professor auxiliar nível 2B- Ensino Superior da UNIVERSIDADE FEEVALE. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Atividade física e saúde e treinamento desportivo. Desempenha as funções de Coordenador de Subprojeto da Educação Física do PIBID FEEVALE, supervisor de projetos de extensão e de estágios.