Projeto “Higiene Bucal” na Escola  Estadual Bento Gonçalves

Os professores da área da Linguagem, da Escola Estadual Bento Gonçalves, situada nas dependências da CASE Novo Hamburgo, recepcionaram os familiares e visitantes dos alunos na manhã e tarde da quarta-feira (18/4). Na ocasião explanaram sobre o Projeto “Higiene Bucal” que está sendo realizado com os educandos nessa área de conhecimento como uma etapa do PSE, bem como mostraram alguns trabalhos já concretizados por eles em diversas disciplinas. Ao término da visita cada familiar recebeu um kit contendo 1 escova dental, um creme dental e uma bobina de fio dental, fornecidos pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. A entrega desse kit tem o intuito de estender às famílias o Projeto, assim como sensibilizá-las quanto à importância da saúde bucal. Para a diretora Rosana Chinazzo o envolvimento dos familiares nos Projetos desenvolvidos pela escola é de extrema importância para a ressocialização dos educandos. 

 

 

Colaboração da escola

 

 

Dois Irmãos poderá sediar finais dos JERGS

Na última terça-feira (17), uma equipe da Secretaria Estadual de Educação esteve conhecendo o município e algumas escolas para ver se o município oferece a estrutura necessária para a realização dos Jogos Estudantis do Estado (JERGS). Francisco Menezes, Luiza Mazzoleni e Danusa Zanella foram recepcionadas pelo prefeito em exercício, Jerri Meneghetti, e pelo chefe do Departamento de Desporto, Mauro Hahn. Dois Irmãos é candidato a receber as finais estaduais do vôlei masculino e feminino juvenil e as finais estaduais de tênis de mesa. Durante a visita, a equipe da Secretaria de Educação conheceu ginásios e escolas que poderão ser sede dos jogos. Esta seria a primeira vez que Dois Irmãos sediaria esta competição, que reúne escolas de todo Estado. A divulgação dos municípios selecionados deve acontecer nas próximas semanas.

 

Fonte: Portal do Cidadão – Código da notícia:2137

 

 

 

Inscrições no site do INEP até 27 de Abril.

 

Veja mais no site da Seduc/RS

 

 

 

Formação “Gestão da alimentação Escolar nas Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul”

 

Com o objetivo de atualizar e renovar os conhecimentos dos diretores e responsáveis pela alimentação escolar das escolas estaduais das cidades de Novo Hamburgo e Vale do Paranhana, visando a efetiva gestão e controle no Serviço de Alimentação Escolar, na última quarta-feira, dia 11 de abril de 2018, foi realizada a formação “Gestão da alimentação Escolar nas Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul”, promovida pela Assessoria de Alimentação Escolar da 2ª CRE.

A fim de garantir a plena execução do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), no ano de 2018, a 2ª Coordenadoria vem organizando diversas formações direcionadas aos servidores envolvidos na gestão do programa nas escolas, assim como também na manipulação dos alimentos, dentro das cozinhas. O cronograma das formações se estende até o mês de maio, com projetos previstos também para as Agentes Educacionais I - Alimentação.

A formação contou a apresentação da Nutricionista da SEDUC, Carolina Salamon e, representando a 2ª CRE, a participação da técnica em Nutrição Roselaine Lemos e da assessora Prof.ª Andréa Silva. Dentre os assuntos abordados, foram apresentados os novos cardápios de 2018, como elaborar formulários de controle da alimentação e a importância do uso do Manual de Boas Práticas.

 

 

 

Colaboração: Departamento Pedagógico da 2ª CRE

 

 

LICITAÇÃO DE OBRAS– EDITAL - CONVITE Nº 002/2018 - EEEF Junto ao Núcleo Habitacional Promorar/02 CRE - BIRD - 1ª REPETIÇÃO

 

ESCOLA: EEEF Junto ao Núcleo Habitacional Promorar

MUNICÍPIO: Montenegro

DADOS DA OBRA
PROCESSO PROA Nº 18/1900-0012559-8

OBJETO: Execução de troca do telhado, inserção de calhas e caixa de inspeção pluvial, substituição do forro de madeira, cama de forro e tesouras do telhado na E.E.E.F. Junto ao Núcleo Habitacional PROMORAR - Montenegro

DATA: 20/04/2018

HORÁRIO: 10 HORAS

LOCAL: 2ªCRE - SÃO LEOPOLDO/RS

 

Ver mais

 

 

 

LICITAÇÃO DE OBRAS – EDITAL - CONVITE Nº 001/2018 - CE SENADOR ALBERTO PASQUALINI/02 CRE - BIRD

 

ESCOLA: CE SENADOR ALBERTO PASQUALINI

MUNICÍPIO: NOVO HAMBURGO

DADOS DA OBRA
PROCESSO PROA Nº 18/1900-0022661-0

OBJETO: Execução de obra de reforma geral dos sanitários dos alunos do prédio principal no Ce Senador Alberto Pasqualini, no Município de Novo Hamburgo

DATA: 26/04/2018

HORÁRIO: 14 HORAS

LOCAL: 2ªCROP - NOVO HAMBURGO/RS

 

Ver mais

 

 

 

Olimpíada Escolar Para Todos

A 2ª Coordenadoria Regional de Educação prestigiou a abertura da Olimpíada Escolar Para Todos, no dia 09 de abril no Ginásio Municipal Agostinho Cavasoto, em Novo Hamburgo.  O evento da Secretaria Municipal de Educação e de Esporte de Novo Hamburgo tem participação dos alunos das três redes de ensino, em diversas modalidades esportivas.  O evento também contou com as presenças dos atletas campeões mundiais, Gustavo Endres (voleibol) e João Derly (judô).  “A prática do esporte e as competições esportivas das escolas trazem inúmeros benefícios aos alunos, tornando-os mais disciplinados com senso de equipe e com estudantes mais saudáveis e melhores como um todo” destacou a Coordenadora da 2ª CRE, Prof.ª. Helenise Ávila Juchem.

 

 

 

Inscrições para o Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro estão abertas até dia 17  no Site da Seduc

 

Com o intuito de divulgar ações que coloquem o livro, a leitura e a literatura em destaque, a Secretaria Estadual de Educação, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE), em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) e a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), estará promovendo, entre os dias 18 e 24 de abril, a Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura. As inscrições para o "Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura: o adolescente leitor”, estão abertas para as escolas que desejam participar do evento até o dia 17 de abril.As inscrições podem ser feitas  aqui. 

O Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro ocorre no dia 18 de abril, no Auditório do Palácio da Justiça, a partir das 9h. A programação apresenta como protagonista o adolescente leitor e serão discutidos os gêneros literários preferidos dos jovens, a poesia regionalista e leituras de reflexão sobre o empoderamento da mulher.

 

Fonte: Por Diego Costa/Site da Seduc

 

   

 

JERGS 2018

 

A 2ª Coordenadoria Regional de Educação deu início aos JERGS 2018 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) no dia 28/03, na EEEF Visconde de São Leopoldo. Os assessores dos JERGS da 2ª CRE, Prof. Francisco Menezes e Prof.ª Deise Dutra, reuniram-se com os representantes esportivos dos municípios para tratar da organização. Entre outros assuntos estava o regulamento que se encontra disponível  para download no link abaixo:         

Regulamento JERGS 2018

Veja mais

 

 

LICITAÇÃO DE OBRAS – EDITAL - CONVITE Nº 001/2018 - EEEM SÃO FRANCISCO DE ASSIS/02 CRE - BIRD

 

ESCOLA: EEEM SÃO FRANCISCO DE ASSIS 

MUNICÍPIO: PARECI NOVO

DADOS DA OBRA
PROCESSO PROA Nº 18/1900-0011720-0

 

OBJETO: Execução de obra de reforma cozinha e refeitório, troca de revestimentos (piso e azulejos), soleira e rodapé. Pintura de paredes internas, alvenaria de tijolos e esquadrias da E.E.E.M São Francisco de Assis, no Município de Pareci Novo

 

DATA: 12/04/2018

HORÁRIO: 10 HORAS

LOCAL: 2ªCRE - SÃO LEOPOLDO/RS

 

Ver mais

 

 

 

 

Projeto Autor Presente 2018

 

As inscrições das escolas estaduais para o Projeto Autor Presente 2018 ocorrem até o dia 23 de abril, e devem ser feitas diretamente pelo site do Instituto Estadual do Livro.  Elaborado pelo Instituto Estadual do Livro, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), o projeto, criado em 1972, caracteriza-se por promover a aproximação dos estudantes com os autores das obras, incentivar a leitura, a criatividade e a promoção da cidadania. Ao todo, ocorrerão 60 encontros distribuídos por diversas regiões do Estado.

 

Inscrições e maiores informações podem ser obtidas aqui

 

 

 

"Bate-Papo com os Diretores" da 2ª CRE

 
O projeto “Bate-Papo com os Diretores”, promovido pela Secretaria de Educação, ocorreu nesta terça-feira(27/03) na Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, em Taquara. A chegada dos diretores foi brindada com apresentação da Orquestra de Câmara do Paranhana. O evento proporcionou uma maior interação entre as escolas estaduais da região da 2ª CRE e Secretaria de Educação, com presença dos diretores dos departamentos e do secretário Ronald Krummenauer, que palestrou, ouviu e dialogou com os diretores proporcionando troca de experiências. 
Para Coordenadora Helenise Ávila Juchem (2ª CRE), a proposta é inédita e que a rede estadual está atenta aos problemas das nossas escolas e ressalta que realmente foi uma agenda positiva! 

Veja mais:

Bate-Papo com Diretores: quase 2 mil gestores de escolas já foram ouvidos pela Seduc. (Site da Seduc)

 

Para iniciar bem a jornada a Orquestra de Câmara  do Paranhana fez uma bela apresentação.

A Coordenadora Helenise Ávila Juchem da 2ª CRE fez a abertura e apresentou a equipe da Seduc

Prof. Silvio Qintino  Mello, diretor da ETE Monteiro Lobato (CIMOL) ao lado do secretario e equipe da Seduc.

Secretario Ronald Krummenauer com Prof. Sílvio Qintino de Mello, diretor anfitrião (ETE Monteiro Lobato de Taquara)

Coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Helenise Ávila Juchem com diretor anfitrião Prof. Sílvio Qintino de Mello

Participaram do evento os diretores  das escolas estaduais da 2ª CRE

Através de diálogos entre os participantes, foi um importante momento de troca de experiências.

A equipe 2ª CRE esteve presente com  os  setores administrativo, rh e pedagógico. 

A 2ª CRE contou com o importante apoio logístico da ETE Monteiro Lobato (CIMOL).

Equipe do pedagógico da 2ª CRE ajudou no credenciamento. 

 

Mais Fotos

 

 

 

“Bate-Papo com os Diretores” tem primeiro encontro na Região Metropolitana

 

Secretário Ronald Krummenauer falará com os 168 gestores de escolas da 2ª CRE

Ver no Site da Seduc

 

 

 

 

JERGS  2018 

Foto: Coordenadores dos JERGS com o secretário Ronald Krummenauer 

 

Shows de dança marcam cerimônia de lançamento dos JERGS na Seduc (Site da Seduc)

 

 

 
 

 

 

Dia D da Base Nacional Comum Curricular mobiliza educadores em todo o Estado.

Veja mais (Site da Seduc/RS)

 

O “Dia D” de Discussão da Base Nacional Comum Curricular foi de intensa mobilização na 2ª Coordenadoria Regional de Educação. As escolas fizeram um dia de parada pedagógica para estudar, refletir e discutir sobre a reestruturação curricular. 

Alguns registros:

EEEF Visconde de São Leopoldo - Visita da equipe pedagógica da 2ª CRE.

EEEM Amadeo Rossi - São  Leopoldo

EEEM Polisinos - São Leopoldo

Os servidores da 2ª CRE, também se reuniram com o departamento pedagógico que organizou o momento de formação. A Coordenadora Helenise Ávila Juchem, destacou logo no início dos trabalhos: “ Uma das principais alterações na BNCC é a reorganização didática. O diferencial é a inserção dos aspectos regionais no currículo. Poderemos por exemplo, inserir temas que envolvam a colonização alemã ou o mercado coureiro calçadista, enfim, o que for importante para entendermos onde estamos e quem somos”

O assessor pedagógico da 2ª CRE, Prof. Cristiano Liell, iniciou sua palestra explicando o processo de elaboração da BNCC para melhor compreensão da importância deste momento de reestruturação.  Ele salientou “A Base Nacional Comum Curricular estabelece os objetivos educacionais que se espera atingir, enquanto o currículo escolar define como alcançar esses objetivos. ”

No final os professores foram brindados com apresentação da Profª. Luana da Rosa Correa da Escola Municipal Sen. Alberto Pasqualini de S. Sebastião do Caí com música gauchesca. A professora com sua gaita, cantou e encantou o encontro.

Foto: Profª. Carmen Lúcia Ries (Coord. Adjunta e Chefia Administrativa da 2ª CRE), Profª.  Eliana Cardoso Vieira (Chefia Pedagógica da 2ª CRE), Profª. Luana da Rosa Correa (EMEF Sen. Alberto Pasqualini/São S. do Caí), Profª. Helenise  Ávila Juchem (Coord.  da 2ª CRE), Prof. Cristiano Liell (Assessor Pedagógico da 2ª CRE).

 

Fotos 15/03 - 02 CRE

 

 

 

A 2ª CRE e suas escolas discutem a BNCC no dia 15 de março.

 

Mais de 60 mil professores irão debater a Nova Base Nacional Curricular no Estado

Fonte: Site da Seduc

 

 

 

Dia da Família na Escola  Bento Gonçalves

 

No sábado, dia 10 de março de 2018, a EEEF Bento Gonçalves (situado na Fundação Case de Novo Hamburgo) realizou seu primeiro dia da família do ano letivo. Dividido em dois momentos – manhã e tarde – houve a recepção aos familiares dos alunos com programação pedagógica voltada à importância da Escola na Formação Humana dos educandos, bem como apresentação geral da escola e atividades desenvolvidas pelos alunos às famílias presentes. 

A abertura do evento iniciou com a fala da diretora Rosana Chinazzo (foto), que apresentou os espaços da escola e o início do turno vespertino, no corrente ano letivo,  pelo acréscimo do Setor C na Fundação Case de Novo Hamburgo. Após abertura, os familiares assistiram a um vídeo com imagens dos alunos participando das atividades desenvolvidas nas aulas nos projetos de Verão, como culinária, artesanato, música e revitalização de espaços escolares. 
Na sequência, houve palestra dirigida pelo Professor Vagner Rodrigues (foto), sobre a importância da Instituição Escolar na Formação Humana do educandos; adaptada à obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. Por fim, os alunos tiraram fotos com suas respectivas famílias e foram dirigidos ao ambiente aberto para a hora do lanche, onde prestigiaram a visita de seus familiares.

 

 

 

Texto e fotos: colaboração da escola

 

 


 

 

 

 

 

Notícias

Concurso Cultural de Vídeo “LIPSYNC: TAMO JUNTO COM A CIPAVE”

04/10/2017 14:17

Escola Monteiro Lobato é premiada na 23ª edição do prêmio Líderes e Vencedores

03/10/2017 14:07

Era uma vez... Um conto diferente! - Instituto Estadual de Educação de Sapiranga

03/10/2017 11:53

EEEM Jacob Hoff vai disputar final de Futsal Juvenil Feminino dos JERGS 2017

03/10/2017 11:31

EEEM Jacob Hoff vai disputar final de Futsal Juvenil Feminino dos JERGS 2017

28/09/2017 15:19

Equipe de Voleibol Infantil da EEEM 10 de Setembro, vai disputar a Final Estadual dos JERGS em Marau.

27/09/2017 15:10

8º Encontro de Professores de Educação Física da 2ª CRE

25/09/2017 19:40

Escola Monsenhor José Becker na III Olimpíada Brasileira de Geografia

20/09/2017 09:36

V Mostra Cultural Assunção: A Fantástica Construção do Conhecimento... “O cinema é um modo divino de contar a vida” (Frederico Fellini)

19/09/2017 15:32

Encerramento da Semana Farroupilha no Instituto Estadual Manoel de Almeida Ramos, em Capela de Santana no dia 19/09.

19/09/2017 09:39

Campeãs de Tênis de Mesa dos JERGS 2017 é bronze nos Jogos Escolares da Juventude

18/09/2017 09:38

Futsal Juvenil dos JERGS 2017

17/09/2017 16:19

Concurso Cultural de Vídeo “LIPSYNC: TAMO JUNTO COM A CIPAVE”

17/09/2017 16:18

Campeãs de Tênis de Mesa dos JERGS 2017 é bronze nos Jogos Escolares da Juventude

15/09/2017 16:22

Participação da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, de São Leopoldo, no Seminário Estadual sobre o Novo Ensino Médio em Ijuí.

15/09/2017 16:16
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

LINKS

 

SEDUC - Secretaria da Educação do RS