COMUNICADO

 

"Em atendimento à legislação eleitoral, a partir do dia 7 de julho até o final do período eleitoral, estão suspensas as atualizações deste site" 

 

_________________________________

 

 

Dia do Desafio 2018

          No dia 27 de junho de 2018, os alunos da E. E. E. F. Cônego Caspary, da Linha Francesa Alta, município de Barão, fizeram uma caminhada pela estrada geral da comunidade, por uns sete quilômetros, atendendo ao objetivo do Dia do Desafio de fazer alguma atividade física diferente daquela feita rotineiramente.

          Como a escola está trabalhando o projeto “Paz se conquista no dia a dia”, a caminhada também foi uma manifestação para que haja mais paz. Por isso a caminhada foi encabeçada com uma faixa com o logotipo do projeto da escola e todos os participantes usavam viseiras com o mesmo logotipo do projeto.

            Além dos alunos, professores e direção da escola, participaram todos os profissionais do posto de saúde e as agentes de saúde da comunidade. Também acompanhou a caminhada o pároco da Paróquia, padre Rafael Groth. A caminhada saiu da escola às 8 horas e dirigiu-se até a empresa Rala Bella, onde encontrou-se com os alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Bourscheid e os funcionários da referida empresa.

            Lá os alunos declamaram poesias selecionadas, feitas na escola sobre o projeto da paz. Além disso, apresentaram uma paródia que também versava sobre o assunto do Projeto. Em seguida, teve a fala do Padre Rafael que também ressaltou a importância de trabalhar o tema Paz e ter atitudes pacíficas nas ações do dia a dia. Pediu para juntos cantarmos a Oração de São Francisco e refletirmos sobre a sua letra e colocarmos isto em prática na nossa vida. O Dr. Fábio, médico da família do Posto de Saúde da comunidade, falou da relação entre saúde e o bem estar espiritual. Pessoas com áurea espiritual equilibrada são menos tendenciosas a doenças físicas. Estar de bem consigo mesmo e com os outros, evita problemas corporais e mentais.

            Logo em seguida, a professora Adriana Luft coordenou atividades físicas de alongamentos, flexibilidade e movimentos rítmicos, acompanhados das músicas “A paz” do Roupa Nova, “Trem Bala” com Luan Santana e Ana Vilela. Todos os presentes: alunos, professores, trabalhadores do posto de saúde e funcionários da fábrica envolveram-se e participaram da atividade, formando um belo momento de integração. No momento seguinte, a professora Adriana pediu para formar três círculos e realizou a dinâmica de passar a formiguinha da paz para quem estivesse ao seu lado. Este momento foi encerrado com o abraço da paz entre os presentes.

            Em seguida, continuamos a caminhada, juntamente com os alunos da Escola Nicolau, até a Loja Solar, onde foi tirada uma foto com todos os funcionários da loja. Feito isso, começou-se a caminhada de retorno até à escola. Quando passamos pela Escola Nicolau, eles oferecem biscoitos para o lanche dos alunos da Escola Cônego.

            A caminhada e as atividades do Dia do Desafio em parceria com outas entidades da comunidade foram cheias de significado. Todos se envolveram e sentem a necessidade de termos mais paz em nossas vidas.

 

_________________________________

 

Seduc inicia semana de mobilização do Dia D da Nova Base Curricular

 

Entre os dias 6 e 10 de julho, a plataforma do referencial gaúcho estará aberta novamente

 

 

______________________________________________________

 

Classificados da 2ª CRE para Fase de Coordenadoria dos JERGS

 

Os JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) que reúne estudantes das categorias Infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos) em diversas modalidades, são disputados em quatro fases: Municipal, de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. A 2ª CRE informa os classificados para fase de Coordenadoria da sua região: Veja aqui

 

________________________________________________________

 

LICITAÇÃO DE OBRAS

 EDITAL - CONVITE Nº 001/2018

 EEE Keli Meise Machado/02 CRE - BIRD -1ª REPETIÇÃO

 

 

ESCOLA: EEE KELI MEISE MACHADO

MUNICÍPIO: NOVO HAMBURGO

DADOS DA OBRA
PROCESSO PROA Nº 18/1900-0034106-1

OBJETO: Execução de obra de reforma da cobertura e da rede elétrica na EEE Keli Meise Machado, no Município de Novo Hamburgo

DATA: 10/07/2018

HORÁRIO: 14 HORAS

LOCAL: 2ªCROP - NOVO HAMBURGO/RS

 

 Ver mais

 

_______________________________________________________

 

1ª ExpoAmbiental  e Exposição do Projeto “O Mundo Aquático  na EEEF José Emílio Poersch

A Escola Estadual Ensino Fundamental José Emílio Poersch, município de Barão, desenvolveu diversas atividades durante Semana Nacional do Meio Ambiente. Começou no dia 4 de junho e culminou no dia 13 de junho, quando aconteceu na escola 1ª ExpoAmbiental e a exposição do Projeto “O Mundo Aquático invade a sua Escola”. O Projeto Semana do Meio Ambiente na Escola surgiu com a necessidade de se trabalhar de forma interdisciplinar a Educação Ambiental com atividades específicas sobre o tema durante a Semana Nacional do Meio Ambiente 2018 em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU como 5 de junho de cada ano.

 

Projeto “O Mundo Aquático invade a sua Escola”

 Poder olhar, conhecer e tocar o fundo do mar, sem precisar mergulhar nele. É isso o que propõe o projeto “O Mundo Aquático invade a sua Escola”. A exposição conta animais taxidermizados, e  levou para  a EEEF José Emílio Poersch, uma coleção especial composta de tubarões, raia, tartarugas, pinguins, cavalo marinho, conchas, corais e outras espécies de peixes de água doce e salgada. A coleção é particular e foi sendo adquirida pelo tratador de animais marinhos Vicente Mario Castillo que trabalhou com leões marinhos, golfinhos e orca no Brasil e no exterior. Esta coleção já foi adquirida a mais de 30 anos e todos os animais foram encontrados mortos ou doados por pescadores. O objetivo do projeto é colaborar com a educação, por isso realizam uma palestra com apresentação e curiosidades sobre cada peça exposta e as consequências do lixo nos mares e rios, tornando-se uma aula prática, complementando o conteúdo científico apresentado em sala de aula. A exposição envolve as disciplinas de ciências, biologia e geografia. 

 

Fonte: Colaboração da escola.

_____________________________________

 

 

Colégio João Mosmann promove aulão de Xadrez

 

A tarde de quarta-feira (20 de junho) foi diferenciada para os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual João Mosmann, situado no bairro Cohab em Parobé- RS. A escola, por meio de uma parceria inédita com o Professor Paulo Avandir da Silva e os alunos enxadristas do Projeto de Xadrez da Escola Municipal Malthus Krumenauer (Parobé-RS), promoveu um aulão de xadrez na quadra coberta da escola. 

Participaram das atividades os alunos do 6º ao 9º ano, acompanhados pelos professores do turno. Sob o olhar atento dos alunos, o professor Paulo explicou as regras e especificidades do jogo e, na sequência os alunos foram incentivados a praticarem o jogo sob a supervisão do professor Paulo e dos alunos enxadristas da escola Malthus.

Para a vice-diretora do turno, professora Marilene dos Reis, “a iniciativa faz parte de um esforço da escola em incentivar o jogo do xadrez como uma forma de estímulo da memória, da capacidade de concentração e raciocínio”.

 

A atividade também se constitui como uma forma de tornar a escola mais atrativa, além de fomentar a troca de aprendizagens entre alunos e firmar parcerias entre escolas. 

 

Fonte: Colaboração da escola.

 

 ___________________________________________

 

Educação Nutricional – IEE Professor Pedro Schneider

Na manhã da última sexta-feira, dia 15 de junho, foi desenvolvida a atividade lúdica de educação nutricional “Semáforo dos Alimentos”, realizada pela Técnica em Nutrição da 2ª CRE Roselaine Lemos da Silva. A atividade contou com a participação de 21 alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider, situado na cidade de São Leopoldo.

A educação alimentar e nutricional é desenvolvida nas coordenadorias regionais de educação que possuem técnicos em nutrição na Assessoria de Alimentação Escolar, estando prevista no Plano anual de trabalho firmado entre CRE e SEDUC. Alguns dos objetivos da atividade são a redução da ingestão de alimentos calóricos dos escolares, o estímulo do consumo de frutas e hortaliças e o incentivo de consumo do cardápio ofertado na alimentação escolar. 

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) está inserida na Lei nº 11.947/09, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na Resolução FNDE nº 26/2013, e além disso, a Lei nº 13.666/2018 que entrará em vigor a partir de novembro de 2018, acrescenta ao artigo 26 da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que “a educação alimentar e nutricional será incluída entre os temas transversais” nos currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

 

_________________________________

 

1º Seminário Regional de Escolas do Curso Norma

Nesta quarta-feira (13/06) no auditório da Fundação Hospital Centenário de São Leopoldo, foi realizado o 1º Seminário Regional de Escolas do Curso Normal do RS, polo 2 (DPA – 1ª Divisão Porto Alegre, 2ª CRE - São Leopoldo, 11ª CRE - Osório, 12ª CRE - Guaíba, 27ª CRE - Canoas, 28ª – Gravataí).  Os professores foram brindados com apresentação  da  Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrarri  com o Prof. Jorge Luis Matias e os alunos: Alana de Souza Eltz, Lucas Perduncini, Jenson André de Santos. Em seguida a Coordenadora  da 2ª Coordenadoria Regional de Educação,  Helenise Ávila Juchem (foto acima) abriu o seminário com uma reflexão sobre o texto "Eu tenho um sonho" de Osvino Toiller.  Após seguiu-se com palestras e atividades com os assessores pedagógicos da Seduc:  Clark Balbueno Sarmento, Neli Alves Moreira, Jeanete Saile Scherer, Rita Celeste Porciúncula Alfonso e assessora pedagógica do Curso Normal da 2ª CRE, Maria José Reis. Também foram apresentados os Projetos Pedagógicos do Instituto Estadual de Educação Sapiranga de Sapiranga, Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, da cidade de São Sebastião do Caí e Instituto de Educação Assunta Fortini do município de Barão.

O objetivo do evento foi oportunizar discussões regionais acerca da organização do Curso Normal e temáticas associadas à pratica de ensino, a saber: Didática e Planejamento; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Português Instrumental; Práticas Pedagógicas e Estágios Supervisionados.  

A 2ª Coordenadoria Regional de Educação, possui sete escolas com Curso Normal: Colégio Estadual 25 de Julho (Novo Hamburgo), Instituto Estadual de Educação Assunta Fortini (Barão), Instituto Estadual de Educação Sapiranga (Sapiranga), Instituto Estadual de Educação Profº. Pedro Schneider (São Leopoldo), Instituto Estadual de Educação Paulo Freire (São Sebastião doCaí e Colégio Estadual Profº. Jacob Milton Benemann (Feliz), Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt (Igrejinha).

Foto: Assessores pedagógico da Seduc: Clark Balbueno Sarmento, Neli Alves Moreira, Jeanete Saile Scherer

Foto: Rita Celeste Porciúncula Alfonso , assessora pedagógica da Seduc.

Foto: Prof. Maria José dos Reis, assessora pedagógica da 2ª CRE

Foto: Professores contribuiram com colocações e sugestões.

Foto: Profª. Edi Auler, Coordenadora do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Sapiranga falou dos projetos e dicas sobre estágios.

 

Foto: Profª Valéria e Profª. Priscila do Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, da cidade de São Sebastião do Caí 

Foto: Profª.Tatiana e Profª. Angela  do Instituto de Educação Assunta Fortini do município de Barão.

 

 

_______________________________________________

 

Escola Princesa Isabel na Campanha pela Solidariedade

 

Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel, de Estância Velha em projeto realizado na escola no mês de maio de 2018, os alunos e professores se engajaram na Campanha pela Solidariedade. Foram arrecadados alimentos, adquiridos pacotes de fraldas geriátricas e doados à Comunidade Escolar e ao Lar de Idosos Olhar para o Vale, que fica em Estância Velha, em visita realizada pelo grupo.

Foram realizadas oficinas, com os idosos, de beleza e cuidado.

Um momento de muita emoção, afeto e carinho entre os idosos e os estudantes da nossa escola.

 

 

Fonte: Colaboração da escola.

 

__________________________________________

 

"Viajando pelo Brasil através de cartas"

 

Foto: Profª Janaína Flores com a turma do 4º ano EEEF Josefina Jacques Noronha

 

Os alunos do 4º ano Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Jacques Noronha de São Sebastião do Caí participam do projeto "Viajando pelo Brasil através de cartas", coordenado pela Prof. Janaina Flores.  As atividades não só estimulam a leitura e o vocabulário, mas a busca por conhecimento e informação, além de laços de amizade que se criaram, entusiasmando os estudantes. O projeto "Viajando pelo Brasil através de cartas", surgiu de uma conversa entre professores que compartilharam de suas experiências em um grupo, de âmbito nacional. Durante as discussões foi sugerido a criação de um projeto interdisciplinar que destacasse diversos pontos como: saber redigir e enviar uma carta, um telegrama, um cartão postal, conhecer diferentes regiões do nosso país através do olhar de uma criança da mesma faixa etária.

Foto:  Os estudantes levaram as cartas até o Correio, vivenciando as etapas do envio da correspondência.

 

Fonte: Colaboração da escola.

__________________________________________________

 

 

“Projeto Transmitir”

 

Alunos da Escola Estadual Aurélio Pôrto desenvolvem o "Projeto Transmitir" sobre meios de comunicação, no qual buscam compreender o surgimento e a evolução das diferentes maneiras de comunicar e de transmitir informações. Diversas descobertas já foram feitas sobre o assunto, como o início da escrita e sua importância.

As turmas de 1° ao 5° ano ainda realizaram pesquisas sobre os diferentes veículos de comunicação, desde a carta, o jornal e o telefone, até as tecnologias mais recentes. 


    Acompanhe o nosso projeto aqui!

 

 

 

Fonte: Colaboração da escola.

______________________________________________

 

Lei antibullyng ajuda conscientização contra violência escolar (Site da Seduc)

 

______________________________________________

 

EEEF Pio XII, de Bom Princípio, participarão de feira Latino-americana

Foto: Autores do projeto “DepressivaMente”, estudantes:  Hellen Yasmin Schneider Dresch, Leo John Chassot e  Eduarda Fussieger, Leo John Chassot,  da EEEF Pio XII, com a Coordenadora da 2ª CRE, Helenise Ávila Juchem. 

 

Os estudantes: Eduarda Fussieger, Leo John Chassot e Hellen Yasmin Schneider Dresch, do 9º ano da EEEF Pio XII, de Bom Princípio, irão participar da 9ª Expo-Ciências Latino-americana ESI AMLAT 2018 na cidade de Antofagasta no Chile.  Nesta quinta-feira (17), eles visitaram a 2ª Coordenadoria Regional de Educação, acompanhados da diretora da escola, Poinciana Castilhos Paim Alles, Prof.ª Sarita Aparecida Antunes Rodrigues (orientadora do projeto), Prof.ª Débora Hillescheim (Orientadora Educacional), e Sr.ª Marli Elisabete Schneider (mãe de uma das estudantes que acompanhará na viagem). Os alunos contaram um pouco do trabalho desenvolvido para a Coordenadora Helenise Ávila Juchem:  a motivação do tema sobre depressão na adolescência nasceu depois de uma palestra com a psicóloga Daroixa Luft, a partir daí se dedicaram a estudar o assunto com profundidade. A primeira apresentação do trabalho com o título “DepressivaMente” foi na escola, depois na feira municipal e após na Mostratec Júnior, onde foram premiados e credenciados para participar da feira no Chile que ocorre de 02 até 09 de julho. A escola está engajada para que eles possam participar desta grande experiência. A Coordenadora Helenise salienta a grande importância das escolas trabalharem com projetos, pois os resultados são sempre positivos.

 

Foto: Os estudantes explicaram para Coordenadora Helenise como foi desenvolvido o projeto.

Foto: Sr.ª Marli Elisabete Schneider (mãe de Hellen), Prof.ª Débora Hillescheim (Orientadora Educacional), Hellen Yasmin Schneider Dresch (estudante), Prof.ª Helenise Ávila Juchem (Coordenadora da 2ª CRE), Eduarda Fussieger (estudante), Leo John Chassot (estudante) Prof.ª Poinciana Castilhos Paim Alles (diretora da EEEF Pio XII), Prof.ª Sarita Aparecida Antunes Rodrigues (orientadora).

 

 

  _________________________________________________________

 

 

Acesse https://curriculo.educacao.rs.gov.br/

vídeo informativo sobre o Portal e como acessá-lo: 
https://www.youtube.com/watch?v=Hsfev7dXHGE
 
 
 
 

 

 

Um mundo Muitas Histórias

 

Aconteceu sábado dia 05 de maio de 2018, mais um projeto realizado pelo professor Moisés Bruno de Oliveira, com os alunos da Escola Estadual Ensino Médio Ildefonso Pinto de Campo Bom. Foram mais de 120 pesquisas e entrevistas (com pessoas que moram ou moraram no exterior), onde os alunos pesquisaram, produziram mapas e apresentaram países que gostariam de conhecer. Este projeto desenvolvido nas aulas de geografia, história e sociologia abre novas perspectivas, mostrando um horizonte de possibilidades e conquistas.

 

 

Fonte: Colaboração pelo site.

 

 

Projeto Povos Indígenas da Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel

Na semana que antecedeu o dia 14 de abril de 2018, os alunos e professores da 

EEEM Princesa Isabel, de Estância Velha,  se engajaram na produção de artesanato representando  a Cultura Indígena.

Juntamente com as produções artísticas, foram realizados debates e assistidos vídeos que reforçam a desmistificação do estereótipo criado pelo senso comum.

Os trabalhos foram expostos no dia 14 de abril de 2018, um sábado letivo, que reuniu alunos, professores e equipe diretiva.

Os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental representaram as personagens da leitura realizada do livro “Pequenas Guerreiras”, de Yaguarê Yamã, através da produção de bonecas de pano. 

A Escola Princesa Isabel, conhecendo as diferentes culturas como forma de incentivar o fim do preconceito, formando cidadãos para um mundo melhor!

 

Fonte: Colaboração pelo site.

 

 

 

 

 

Compartilhando...

“Conhecer para preservar”

A Escola Estadual de Ensino Médio La Salle, de Campo Bom, nos mostra um pouco do projeto “Conhecer para preservar”, desenvolvido pelo Prof. Eduardo Weber. O tema surgiu do Centro de Interesse realizado na turma do 2º ano, no qual foi passado o vídeo do “Show da Luna”, este fala sobre uma menina que era muito curiosa e questionava todo mundo sobre as coisas que existiam. Após os alunos assistirem o vídeo, foi confeccionada com as crianças a trilha do que eu quero saber, no qual os educandos ganharam um pedaço de papel e nesse podiam desenhar o que os mesmos gostariam de descobrir, quais as dúvidas que eles tinham e quais gostariam de aprender. Após foi feita uma votação na turma para ver quais eram as dúvidas mais repetidas e estas foram: Por que os animais não moram em casas como nós? Por que temos que cuidar da natureza? Por que chove? Os animais têm família como nós?

Este projeto de ensino, teve duração de 1 mês, proporcionando momentos de integração e construção de conhecimentos. O fechamento culminou com a visita ao Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiller, com atividades relacionadas ao meio ambiente.

Foto: O Biólogo Matheus dirigiu as atividades no laboratório do CEMEA.

Foto: Prof. Eduardo Weber com a turma do 2º Ano da EEEM La Salle.

 

Fotos do passeio ao CEMEA

 

Colaboração: Andrea de Moura, Supervisora Escolar/EEEM La Salle/Campo Bom

 

 

 

 

Compartilhando...

 

Escola Estadual de Ensino Fundamental Humberto de Campos, de Estância Velha, recebeu a certificação de menção honrosa pelo destaque da aluna Manuela Castro no processo Seletivo da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, para o Curso de Química.

 

Foto: Prof.ª Juliana Nascimento (Diretora), aluna Manuela Castro e Juliana Bayan (Vice-diretora)

 

 

Parabéns!!!

 

Foto: Sr.ª Marli Elisabete Schneider (mãe de Hellen), Prof.ª Débora Hillescheim (Orientadora Educacional), Hellen Yasmin Schneider Dresch (estudante), Prof.ª Helenise àvila Juchem (Coordenadora da 2ª CRE), Eduarda Fussieger (estudante), Leo John Chassot (estudante) Prof.ª Poinciana Castilhos Paim Alles (diretora da EEEF Pio XII), Prof.ª Sarita Aparecida Antunes Rodrigues (orientadora).