105 professores da 2ª CRE recebem netbooks pelo Programa Província de São Pedro

26/11/2013 09:59

 

 

 

Ocorreu na última terça-feira (26) a cerimônia de entrega de 105 netbooks para professores da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na Escola Estadual Antônio Borges de Medeiros, em Novo Hamburgo. As três escolas beneficiadas e que integram o Programa Território da Paz, que consiste em aparelhar lugares de vulnerabilidade social com políticas de inclusão social são: Antônio Borges de Medeiros, Ayrton Senna do Brasil e Escola no Bairro Santo Afonso, todas de Novo Hamburgo.

Ainda no mesmo dia da entrega, os professores receberam formação para conhecer o instrumento de tecnologia móvel e seus componentes. No dia seguinte ao da entrega, os professores puderam conhecer e explorar os aplicativos pedagógicos do netbook. Os responsáveis pela formação foram os integrantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional da 1ª, 2ª e 28ª CRE. Para a professora Roselia Moreira da Rosa, da Escola Borges de Medeiros, a ferramenta melhora as condições de trabalho e servirá para desacomodar os professores em relação ao uso das tecnologias. Para o diretor da Escola no Bairro Santo Afonso, Carlos Alberto Stoffel, o netbook melhorará a interação entre alunos e professores: “as práticas escolares terão de ser revistas e todos aprenderão com todos, não centrando mais a educação na figura do professor”, acredita. Na mesma linha, a assessora do NTE de São Leopoldo, Janine Fraga Ribas, declara que as ferramentas tecnológicas propiciam o trabalho coletivo, desacomodando os envolvidos no processo educacional.

O evento foi prestigiado por autoridades locais ligadas à educação como a presidente da comissão de educação da Assembleia Legislativa, deputada Ana Afonso, o secretário municipal de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal, a coordenadora pedagógica do Programa Província de São Pedro, da Seduc, Maria Pinto, a responsável da Seduc pelo ProInfo, Magda Motta, a coordenadora e a adjunta da 2ª CRE, Rosana Santos e Rosana Chinazzo. Para 2014, o Programa Província de São Pedro prevê a extensão da entrega dos netbooks para os alunos do Ensino Fundamental das três escolas.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell