2ª Coordenadoria de Educação realiza a I Formação de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar

16/09/2015 15:37

2ª Coordenadoria de Educação realiza a I Formação  de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar

Nesta quarta-feira (16), no auditório do colégio São Luís, ocorreu a I Formação de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar  – CIPAVE, organizado pelo setor pedagógico da 2ª CRE tendo como assessora a  Prof.ª  Flora Regina Silveira Bueno de Souza.  O evento foi direcionado aos diretores das 170 escolas estaduais dos 38 municípios pertencentes à Coordenadoria de São Leopoldo.

A solenidade de abertura contou com as presenças do Sr. Luís Antônio Alcoba de Freitas, Secretário-adjunto da Secretaria de Educação do  Estado do Rio Grande do Sul, da Sra. Luciane Manfro, Gerente Estadual da CIPAVE da Seduc, do Sr. Heliomar Ataídes Franco, Delegado da 1ª DP e DPPA, Sra.  Helenise  Ávila Juchem,  Coordenadora  Regional da 2ª CRE, do Sargento Oliveira do 25º Batalhão de Polícia Militar de São Leopoldo, Instrutor do PROERD. Também participaram do evento os  Soldados Torres e  Rosane, Instrutores do PROERD.

A formação foi ministrada pela Prof.ª  Luciane Manfro, que vem desenvolvendo o projeto em todo o Estado. O projeto visa resolver conflitos já instalados na escola ou a sua prevenção.

A Coordenadora da 2ª Cre, na sua fala destacou que:

“A violência é um problema social que está presente no nosso dia a dia e infelizmente  dentro das escolas. Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social.”

 A Prof.ª  Silvia Aparecida Soares, Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio La Salle de Campo Bom, deu seu relato de como foi instituída a CIPAVE na escola e seus resultados positivos.  Na ocasião foi criada a 1ª CIPAVE da 2ª CRE.

A Prof.ª   Sheila Kieling, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ayrton Senna do Brasil, de Novo Hamburgo também deu seu relato das ações que são feitas na escola com várias parcerias como Brigada Militar, como a patrulha escolar e PROERD, parcerias com instituições municipais e particulares, como por exemplo, atendimento psicológico, parcerias com o Conselho Tutelar, trazendo o Conselho para palestrar na escola, e fazendo intervenção efetiva nas dependências da escola e na comunidade; “O CIPAVE vem para fortalecer essas ações” relata.

O Sargento Oliveira, falou brevemente do Projeto: Violência de Gênero: O que é isso Professor?  E disponibilizou contato pelo e-mail: arlindowoliveira@yahoo.com para palestras nas escolas.

Foto: ProFª. Luciane Manfro, Gerente Estadual da CIPAVE da Seduc, Sr. Luís Antônio Alcoba de Freitas, Secretário-adjunto da Secretaria de Educação do  Estado do Rio Grande do Sul,  do Sr. Heliomar Ataídes Franco, Delegado da 1ª DP e DPPA, Sra.  Helenise  Ávila Juchem,  Coordenadora  Regional da 2ª CRE, do Sargento Oliveira do 25º Batalhão de Polícia Militar de São Leopoldo, Instrutor do PROERD.

ProFª. Luciane Manfro, Gerente Estadual da CIPAVE da Seduc

Prof.ª   Sheila Kieling, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ayrton Senna do Brasil, de Novo Hamburgo

 

Mais fotos do evento