2ª Coordenadoria reúne orientadores de estudos do Ensino Médio

19/03/2014 14:42

 

 

Nos últimos dias 19 e 20 uma equipe pedagógica da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) reuniu os orientadores de estudos de 80 escolas que ofertam a modalidade do Ensino Médio. As reuniões regionalizadas ocorreram nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Montenegro e São Sebastião do Caí. O objetivo era detalhar as linhas gerais do Pacto Nacional do Ensino Médio, programa lançado pelo MEC para reestruturar o currículo desta modalidade de ensino. O programa proporcionará formação a todos os professores de Ensino Médio e pretende reverter um cenário nacional bastante desfavorável, que são os altos índices de reprovação, evasão e não aprendizagem dos alunos. O supervisor pedagógico da CRE, Paulo Taufer, resume a iniciativa como um “movimento de ressignificação da escola na vida dos alunos”.

De 02 a 04 de abril, os orientadores de estudos receberão formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e caberá a eles replicar os debates em suas escolas. Cada orientador de estudos recebe uma bolsa mensal de R$ 765,00 durante a vigência do Programa (dois anos) e receberá formação de 48 horas por semestre. Além disso, cada professor de Ensino Médio da rede estadual de ensino receberá uma bolsa de R$ 200,00 mensais para aderir às formações em sua escola.

Nos encontros, a Coordenadoria ouviu as expectativas e as dúvidas dos professores em relação ao programa. A Coordenadora, Rosana Chinazzo, reafirmou a necessidade do comprometimento de todos para o sucesso do Pacto. Ela relembra ainda que o debate curricular empodera os professores, pois “eles são os grandes agentes da transformação da educação”.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell