2ª Coordenadoria visita escolas em Barão

24/05/2013 16:16

 

Nesta quarta-feira (22), equipe da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) visitou escolas no município de Barão. A coordenadora tem afirmado que essas de agendas são estratégicas para conhecer as realidades de cada escola e fazer os encaminhamentos de forma mais contextualizada.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Caspary, a equipe da CRE almoçou com o grupo de professores, funcionários e os 95 alunos atendidos em turno integral. Um buffet colorido e enriquecido com legumes e verduras cultivados na horta escolar recarregou as energias e aqueceu do frio: o suco de limão garantiu a dose diária de vitamina C.

A programação da tarde incluiu reunião com a coordenadora, Rosana Santos e formação com as responsáveis pelo Pronacampo, Sílvia Tolentino, e Programa Mais Educação, Marinês Pariz. A diretora da escola, Marinês Wilmsen Jahn, mencionou a sua alegria pela visita. “Somos uma das escolas mais distantes da sede da CRE e normalmente somos esquecidos, ou lembrados somente quando há algum problema”. De acordo com a diretora, a visita da CRE, além de promover a aproximação, é um sinal de reconhecimento e disponibilidade de escuta e diálogo.

O roteiro incluiu também a visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental José Emílio Poersch. Os 42 alunos da instituição também são atendidos em turno integral e se engajam em diversas atividades como produção de mudas de árvores, confecção de sementeiras e cultivo da horta. Essas atividades, de acordo com a diretora, Joice Canal, são muito importantes por que acionam saberes das crianças, que são, na sua maioria, filhas de agricultores. “Elas se realizam ao ver que seu conhecimento é valorizado e importante, além de nos ensinarem muito”, reflete Joice.

Nas duas escolas foi destacada a participação da comunidade pelas diretoras. De acordo com elas, a participação faz toda a diferença na vida da escola, pois, além de ajudar nas questões práticas como a manutenção dos espaços físicos, garante também melhores índices de aprendizagem dos alunos. Rosana, em suas falas, destacou a qualidade dos ambientes escolares, lembrando que é importante que se saiba o alcance do estado na vida das pessoas. “É emocionante ver a diferença que as escolas de turno integral da rede estadual fazem na vida das crianças e de suas famílias”.