2ª CRE participa da entrega de certificados para alunos do Pronatec Tec pela presidenta Dilma

14/04/2014 10:45

2ª CRE participa da entrega de certificados para alunos do Pronatec Tec pela presidenta Dilma

 

Na manhã desta sexta-feira (11), alunos do Pronatec Tec receberam certificados pelas mãos da presidenta Dilma Roussef. A cerimônia aconteceu no salão de Atos da PUC e contou com a presença de autoridades de todo o Estado, cerca de mil alunos formandos de cursos técnicos de 14 cidades gaúchas e representantes das entidades formadoras do Senai, do Senac e de Institutos Federais de Educação. Entre os presentes estava a coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosana Chinazzo.

Saudando a presidenta, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, enfatizou o salto de crescimento do Estado no que diz respeito às taxas de emprego. O governador, Tarso Genro, em sua saudação, reforçou a importância das políticas afirmativas de inclusão social, como, por exemplo, o Bolsa Família, que vem aumentando a mobilidade social dos brasileiros. O ministro da Educação, Henrique Paim, prestou contas de algumas políticas na área da educação, como, por exemplo, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que pretende, até o final do ano, beneficiar oito milhões de brasileiros, somando um investimento de R$ 14 bilhões. Paim também mencionou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o Enem e o ProUni, como iniciativas para universalizar e qualificar a educação brasileira.

Muito aplaudida, a presidenta Dilma saudou os formandos dos cursos de torneiro mecânico, técnico em plástico e segurança do trabalho e homenageou o seu esforço para obter o diploma. “Na vida a gente não faz nada sem parceiros”, disse a presidenta, e “os sonhos são alcançados pelo esforço próprio, pelo apoio da família e pela sensibilidade dos governantes, que criam possibilidades para eliminar as desigualdades de oportunidades”. A presidenta ressaltou o papel estratégico dos cursos técnicos para o avanço do país, destacando ainda a qualidade dos cursos ofertados: “não é um curso qualquer, oferecemos o que há de melhor na capacitação profissional”. Roussef falou do papel democrático e universal do Pronatec, pois, segundo ela, o ganho desse investimento é de toda a nação, que terá mais trabalhadores qualificados, mais universitários, mais cientistas, mais empresários.

Antes de se despedir da plateia majoritariamente jovem e empolgada, Dilma anunciou um “presente” para o Rio Grande do Sul. “Recebi um presente de vocês e agora vou retribuir”. Trata-se da barragem São Sepé, que receberá um investimento de R$ 400 milhões e que regularizará o abastecimento de água entre os períodos de cheias e de secas.

 

 

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell