2ª CRE participa do anúncio oficial de 23 escolas com tempo integral

21/03/2014 14:44

2ª CRE participa do anúncio oficial de 23 escolas com tempo integral

 

Na última sexta (21) o governador Tarso Genro anunciou a adesão de mais 23 escolas de tempo integral no Estado do Rio Grande do Sul, totalizando agora 53 unidades. O evento ocorreu no Palácio Piratini e contou com a presença de representantes das 15 coordenadorias beneficiadas. A previsão é começar a ofertar oito horas diárias de atividades aos alunos ainda no decorrer do primeiro semestre de 2014.

A coordenadora das CREs na Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Carmen Pereira, explica que os critérios para a escolha das escolas foi a adesão das equipes diretivas, espaço físico disponível e capacidade de recursos humanos. As escolas contempladas receberão um incremento financeiro para a aquisição de materiais permanentes, para manutenção dos espaços físicos e para a alimentação escolar.

O secretário de educação do estado, Jose Clovis de Azevedo, comemorou o avanço e destacou que “não se trata de fazer o mesmo em amis tempo”. Em seu discurso, Azevedo, disse que a proposta traz uma mudança de concepções, integrando o conteúdo cognitivo com o lúdico. Em uma perspectiva de educação integral as atividades cognitivas e as lúdicas não vêm separadas em turnos diferentes. A base curricular prevê formação geral através das quatro áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e atividades integradoras obrigatórias e optativas. As obrigatórias passam pela iniciação à pesquisa, leitura e produção textual, experiências matemáticas, educação em direitos humanos, atividades artísticas e culturais, atividades esportivas e motoras e estudos monitorados. As optativas são agroecologia, memória histórica da comunidade, educação para a paz, cultura digital/informática educacional e línguas.

A Escola de Ensino Médio Poço das Antas, contemplada pela 2ª CRE, já está se preparando para a novidade. De acordo com a diretora Adriana Maria Seitenfus Gasperin, a comunidade escolar tem grande expectativa com o aumento das possibilidades educacionais para os seus 183 alunos. A coordenadora da 2ª CRE, Rosana Chinazzo, acredita que a expansão do Programa Escolas de Tempo Integral repercutirá na qualidade da educação pública da rede estadual. “Sabemos que os estudantes brasileiros permanecem por menos tempo nas suas escolas do que os de outros países e isso é um gerador de desigualdade de oportunidades”, acredita. Os representantes das equipes diretivas das 23 escolas contempladas receberão formação para a implantação do tempo integral ainda no mês de abril.

 

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell