2ª CRE prestigia Feira de Inovação Tecnológica em escola de Taquara

21/11/2013 09:44

 

 

 

A comunidade escolar da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol), de Taquara, está realizando a 6ª edição da Feira de Inovação Tecnológica (Feintec), nos dias 19, 20 e 21. A Escola, que tem cerca de 1.800 alunos de cursos técnicos, coleciona premiações em feiras nacionais e internacionais, o que a torna uma referência na região em desenvolvimento de projetos e pesquisas. Recentemente a escola foi premiada na 7ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep), com um projeto sobre reciclagem.

Os 33 projetos da Feintec serão avaliados por banca externa, composta por três professores da área. De acordo com a coordenadora da Feira, Priscila Kasper, os trabalhos têm o propósito de resolver problemas concretos. Kasper destaca projetos sobre acessibilidade, sustentabilidade e segurança, como propostas concretas para melhorar a vida das pessoas. Um dos projetos, por exemplo, desenvolveu um dispositivo que avisa as mães e pais quando suas crianças estão se afastando demais. Trata-se de uma pulseira com sensor, que controla a distância entre pais e filhos de forma a manter uma proximidade segura.

A Feira é aberta ao público e recebe visitas de escolas de toda a região, como é o caso de Araricá, Igrejinha, Nova Hartz e Parobé. A coordenadora da 2ª CRE, Rosana Santos, destacou, em sua saudação, a importância da pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias. “A Escola Monteiro Lobato representa bem o que buscamos na rede estadual de ensino: a excelência e a inovação”. O papel da escola, de acordo com Santos, não é o de reproduzir conhecimentos: “temos que nos lançar como produtores e autores”. Além da coordenadora, prestigiaram a feira também a coordenadora adjunta da 2ª CRE, Rosana Chinazzo, e a assessora da educação profissional, Janine Fraga Ribas.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell