2ª CRE promove reunião de sensibilização e de divulgação do Pronatec

17/03/2014 14:26

 

Foto: Elida Flores Ribeiro, 58 anos, de São Leopoldo, realiza curso técnico em Segurança do Trabalho via Pronatec.

Nesta segunda (17) a 2ª CRE realizou uma reunião de sensibilização e de divulgação do Pronatec, no auditório do Cetemp, em São Leopoldo. O encontro, que também serviu para integrar os agentes do Programa, reuniu diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos dos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Campo Bom, Estância Velha, Feliz, Alto Feliz, Igrejinha, Montenegro, São Sebastião do Caí, Parobé e Taquara, além dos parceiros do Senai e do Senac de São Leopoldo, Estância Velha, Novo Hamburgo, Farroupilha, Taquara e Montenegro.

No encontro houve a explanação detalhada do Programa pela integrante da Escola de Governo, professora Necca Steffen e pelo responsável pelo Pronatec na 2ª CRE, Ricardo Fernandes da Luz. A coordenadora da 2ª CRE, Rosana Chinazzo, reforça, em sua saudação, a importância de políticas afirmativas de inclusão social, como é o caso do Pronatec. “Milhões de jovens e adultos estão se qualificando e se inserindo no mundo do trabalho sem custo algum”, frisa. Esse fato adquire contornos mais concretos no depoimento da leopoldense Elida Flores Ribeiro, de 58 anos, que resolveu se matricular em um curso de Segurança do Trabalho para reverter um cenário de dificuldades. “Sou mulher, sou negra e estou ficando cega. A oportunidade de estudar foi a escada que me fez começar a subir”, declara emocionada.

Saiba quais as vagas disponíveis na região da 2ª CRE

Em 14 de abril iniciam os cursos em São Leopoldo: Técnico em Automação Industrial (70 vagas); Técnico em Eletrônica (105 vagas) e Técnico em Mecânica (140 vagas). No mesmo período começam em Taquara os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho (30 vagas) e Técnico em Informática (75 vagas).

Estância Velha e Novo Hamburgo também são contempladas com a oferta de cursos técnicos e as inscrições estão previstas para abril. Em Estância Velha são 35 vagas em Técnico em Curtimento e em Novo Hamburgo, 40 vagas em Técnico em Design de Calçados, 40 vagas em Técnico em Logística e 40 vagas em Técnico em Informática.

Além dos cursos técnicos, que têm a duração entre dois anos e dois anos e meio, há também a oferta de cursos de idiomas pelo Pronatec. Em abril abrirão inscrições em 10 municípios da região da 2ª CRE para preencher 350 vagas de Inglês; 61 vagas de Espanhol e 50 vagas de Libras, com a duração de 160 horas. Para maiores informações os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino devem procurar informações na secretaria de sua escola.

 

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell