2ª CRE realiza a 1ª Mostra do Ensino Médio Politécnico

13/06/2014 09:39

2ª CRE realiza a 1ª Mostra do Ensino Médio Politécnico

 

Na última sexta (13) a 2ª CRE realizou a 1ª Mostra do Ensino Médio Politécnico (MEMP), no Ginásio da Escola Estadual Osvaldo Aranha, em Novo Hamburgo. A Mostra reuniu 22 escolas de 16 municípios da região de abrangência da 2ª região escolar. Concorreram 45 trabalhos desenvolvidos no Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico. Os seis trabalhos classificados receberão credenciais para participar da 11ª MEP, que ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de junho deste ano. Cada trabalho foi avaliado por três professores, representantes de diversas instituições de ensino: Feevale, Unisinos, Liberato, PVSinos, IF Farroupilha, Seduc, Escolas Técnicas Estaduais e Escolas de Ensino Médio Politécnico.

A Mostra foi idealizada pelos assessores do Ensino Médio Politécnico da 2ª CRE (Paulo Taufer, Noemi Antônio Maria e Juliana Espinoza), para destacar os trabalhos que as escolas desenvolvem dentro da proposta da politecnia. De acordo com a coordenadora da 2ª CRE, Marinês Pariz, a Mostra é mais um passo para “criar uma cultura de pesquisa e de produção do conhecimento nas nossas escolas”. Os projetos de pesquisa pretendem responder a questões do cotidiano dos alunos e das comunidades escolares. A partir de uma situação problema são acionados todos os conhecimentos para resolvê-la, promovendo, dessa forma, um ensino contextualizado e com maior significado, explica a coordenadora.

Dialogar com a vida foi a proposta, por exemplo, dos alunos Djenifer Djuliene Weiand, Marciele Petry, Shelley Borges da Silva e Victor Galvão Carecho, da Escola Mathias Schutz, que desenvolveram uma pesquisa em asilos. Além de conversarem com os idosos e registrarem as suas narrativas em áudio, o grupo apresenta uma proposta de intervenção na realidade. Trata-se um projeto de apadrinhamento, chamado “Adote um vô”. “Todos nós envelheceremos e tanto os jovens quanto os idosos têm coisas importantes a aprender uns com os outros”, concluem os cientistas.

 

Confira abaixo os trabalhos classificados:

 

1º - CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADASColégio Estadual Dr. Wolfram Metzler

2º - EM BUSCA DA PAZ NO TRÂNSITO - E.E. de Ensino Médio Emílio Sander

3º - CÂNCER DE MAMA – PORQUE ELE VEM AUMENTANDO CADA VEZ MAIS ENTRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA - Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer

4º - BALNEABILIDADE DO RIO CADEIA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO HERVAL- Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer

5º - CASA ECOLÓGICA: “NOSSA CASA ECO” - Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini

6º - PARQUES EÓLICOS: UMA FONTE DE ENERGIA SUSTENTÁVEL - Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler

1º SUPLENTE - RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM DUAS AMOSTRAS DE SOLO CULTIVADAS EM DIFERENTES ÉPOCAS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO HERVAL - Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer

 

 

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell

 

Mais fotos

 

PARTICIPAÇÃO DA E.E.E.M. PASTOR HEINRICH HUNSCHE na MEMP

Colaboração da escola