2ª CRE realiza pactuação de oferta e de demanda de cursos do Pronatec

30/10/2013 09:55

 

 

Na intenção de harmonizar a oferta e a demanda de cursos técnicos e de idiomas pelo programa Nacional e Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Tec), a 2ª CRE realizou reunião nesta quinta (30) com os ofertantes. Estiveram presentes representantes da 2ª CRE e das instituições: Senai/Cetemp, de São Leopoldo; Senai/Curtimento, de Estância Velha; Senac, de São Leopoldo; Senac, de Novo Hamburgo; Senac, de Taquara; Senai/Calçados, de Novo Hamburgo e Senac, de Montenegro.

Na ocasião a coordenadora do Pronatec da 2ª CRE, Euli Necca Steffen, expôs o levantamento feito junto aos alunos para mapear os seus interesses. Quanto aos cursos de idiomas, os dados apontam uma preferência dos alunos pela língua inglesa. Os cursos técnicos que mais despertam o interesse dos estudantes do Ensino Médio são: Informática, Administração, Mecânica, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Química, Mecânica Automotiva, Automação, Meio Ambiente e Contabilidade.

Na reunião foi feita a planilha de ofertas de cursos, que será posteriormente encaminhada à Secretaria de Educação do Estado (SEDUC). Serão atendidos, com cursos do Pronatec, conforme o planejamento, 18 municípios de abrangência da 2ª CRE. Ao todo serão 1.707 vagas de cursos de idiomas (Inglês, Espanhol e Libras); 1.240 vagas de cursos técnicos e 40 vagas de cursos técnicos integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após a confirmação da pactuação, a 2ª CRE e os ofertantes se reunirão para discutir estratégias de divulgação dos cursos.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell