2ª CRE se reúne para discutir o Sistema Estadual de Avaliação Participativa

30/10/2013 09:52

 

 

Na manhã de ontem (30) os trabalhadores da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) se reuniram em três grupos de trabalho para dar andamento ao processo de Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP). O objetivo das reuniões foi realizar a avaliação interna da CRE, contemplando as dimensões, os indicadores e os descritores previstos no roteiro do SEAP. As seis dimensões avaliadas, com seus respectivos indicadores e descritores, foram: gestão institucional; espaço físico da instituição; organização e ambiente de trabalho; políticas para acesso, permanência e sucesso na escola; formação dos profissionais da educação e práticas pedagógicas e de avaliação.

O processo avaliativo da 2ª CRE foi conduzido pelos coordenadores Neca Euli Steffen, Sirlei Cardoso Luz e Ruth Kessler. Já os coordenadores da CRE que conduzem a avaliação junto às 171 escolas são Cleci Souza, Geslaine Maya, Gilson de Conto, Juliana Espinoza, Rosane Gouveia, Rita dos Santos, Eliana Vieira, Arlete Steinmetz e Jussara Ferreira. A coordenação geral do processo ficou ao encargo de Gilson de Conto. Os coordenadores são responsáveis por acompanhar todo o processo, fazer reuniões com os envolvidos, orientar e fazer os encaminhamentos necessários.

Na 2ª CRE aconteceram seis encontros sobre o SEAP ao longo de 2013. Nos encontros, os profissionais puderam se apropriar desta ferramenta, implantada em 2012 pelo governo do Estado, para auxiliar no planejamento das ações, projetos e políticas para a educação pública estadual. Para Gilson de Conto, um ponto a ser estacado deste processo foi o engajamento do grupo na avaliação. “A avaliação é fundamental, pois permite visualizar os ajustes a serem feitos para o desenvolvimento do trabalho de forma cada vez mais acertada e contextualizada”, acredita. A próxima etapa na 2ª CRE é uma assembleia de fechamento das atividades de 2013, prevista para o dia 20 de novembro.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell