Aberta a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura

18/04/2016 17:15

 

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura. A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha, e do secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, que é deputado estadual licenciado e autor da lei que incluiu a Semana no Calendário de Eventos do Estado.

Até sexta-feira, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) também irão desenvolver atividades nas escolas da Capital e interior do Estado. O objetivo é reforçar o fator cultural do livro na vida de crianças e jovens.

“Há pouco o MEC divulgou índices muito preocupantes de estudantes da rede pública que chegam ao terceiro ano do Ensino Fundamental com dificuldades imensas para ler um texto, e quando conseguem ler não sabem interpretar. Isto se deve a uma série de fatores, entre eles a falta do hábito da leitura. Todas as referências demonstram que o Brasileiro lê muito pouco e, se este hábito não existe, isto se deve, em grande parte, à falta de estímulo às nossas crianças e jovens no Ensino Fundamental, por isso essa inciativa é muito importante”, ressaltou o secretário Vieira da Cunha.

O seminário ocorre durante todo o dia, com painéis voltados aos professores que trabalham a literatura em sala de aula.

Fonte: Texto do site da Seduc - RS

Foto: Prof. Ricardo Maus Affonso, Assessor da  Bibliotecas Escolares, Programas de Leitura, Livro Didático - 2ª CRE, Prof. Roberto Mendonça do Amaral, Coordenador Adjunto e Pedagógico -2ª CRE, Prof. Janete de L. Eichner, Assessora Pedagógica da 2ª CRE

Foto: Coordenador Adjunto da 2ªCRE, Prof. Roberto Mendonça do Amaral com o personagem  Shaskespeare.