Alimentação Escolar da Seduc participa do I Festival de Gastronomia do RS

21/06/2013 15:59

              Acontece a partir de terça-feira (25), no parque de exposições Assis Brasil, em Porto Alegre, o I Festival de Gastronomia do Rio Grande do Sul – A riqueza e a diversidade da culinária gaúcha. O evento realizado pelo Governo do Estado terá a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Dentre as inúmeras atividades que acontecerão no I Festival de Gastronomia Regional, a Seduc, através do setor de Alimentação Escolar organizará a capacitação profissional de merendeiras, diretores e professores envolvidos na alimentação escolar do Rio Grande do Sul.

Serão três dias de formação, abordando temas relacionados à gastronomia, à valorização dos alimentos regionais com ênfase na aquisição da agricultura familiar, ao resgate de receitas, aos fazeres e saberes da culinária regional, com demonstrações técnicas de cozinha profissional, nutrição e obesidade infantil. Também serão trabalhadas questões ligadas à segurança alimentar, dos alimentos e a importância da horta no ambiente escolar. Ainda estarão em pauta casos exitosos de gestão da alimentação escolar, incentivando práticas sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Para a coordenadora do setor de Alimentação Escolar, Sandra Pinho, estas capacitações se fazem necessárias para a demonstração das potencialidades da inserção das agroindústrias familiares em segmentos como a alimentação escolar, ressaltando o papel da escola enquanto instituição responsável pela alimentação dos alunos. O encontro terá como foco também, a divulgação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e sua trajetória na área da alimentação, no Brasil, desde a década de 50.

A capacitação possibilitará o intercâmbio de experiências e a mobilização de profissionais em torno de um tema, muitas vezes rotineiro, mas que guarda em si importância fundamental nas escolhas alimentares, promoção da saúde e para o desenvolvimento local. Além disso, outro ponto de extrema importância é a valorização do papel da merendeira na escola, pois é através da alimentação escolar que os alunos são estimulados a fazerem suas escolhas alimentares, influenciando sua saúde e as escolhas de sua família, pois por meio dos alunos divulgamos hábitos alimentares saudáveis que certamente serão levados às famílias.

Para mais informações acessar o link abaixo:

Festival de Gastronomia