Assessora da 2ª CRE faz relato em encontro nacional sobre educação integral

13/12/2013 14:18

 

Assessora da 2ª CRE faz relato em encontro nacional sobre educação integral

 

Mais um encontro nacional de educação em que a 2ª CRE é convidada a participar como relatora de experiências sobre o Programa Mais Educação. Desta vez foi em Recife, entre os dias 11 e 13, com a participação de cerca de 100 interlocutores da Educação integral de todos os estados brasileiros. O “I Escola de Comitê de Educação Integral-Nacional”, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, tinha como objetivo socializar o trabalho desenvolvido por todos os comitês regionais para servir de insumo na construção da política pública de educação em tempo integral.

Do Encontro saiu a formação do Grupo de Trabalho Escola de Comitês, com vistas a expansão para um Comitê Nacional. A assessora da 2ª CRE, Marinês Pariz, foi indicada para representar o Estado do Rio Grande do Sul. No Grupo estão representados os estados do Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Tocantins, além da presença de um representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O Grupo Escola de Comitês funcionará como uma espécie de catalizadora das experiências de todo o país na educação em tempo integral e será uma “tecnologia social para a construção da política de Educação Integral”, de acordo com Marinês. O grupo fará relatórios e será o responsável em manter ativos os comitês regionais, sensibilizar gestores, promover debates, tecer redes e promover formação continuada em todo o país.

Marinês Pariz é coordenadora/articuladora do Comitê Metropolitano de Educação Integral Integrada do Rio Grande do Sul, desde 2005. Têm participado de inúmeros encontros regionais, nacionais e internacionais sobre o programa Mais Educação, além de prestar assessoria a vários municípios da região. O Programa Mais Educação é uma estratégia do Governo Federal para, gradativamente, aumentar o tempo de permanência dos alunos brasileiros na escola, configurando-se, assim, como uma ponte para a educação integral. Participaram também do Encontro as representantes da Educação Integral da Secretaria de Educação do Estado (Sedduc), Vanisse Mello e Naia Labella.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell