Assessora do Programa Mais Educação da 2ª CRE recebe homenagem

29/11/2013 13:53

Assessora do Programa Mais Educação da 2ª CRE recebe homenagem

 

Representando o Estado do Rio Grande do Sul, a assessora do Programa Mais Educação da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marinês Pariz, participou do II Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada. O evento ocorreu no auditório do Conselho Nacional de Educação, em Brasília, nos dias 27,28 e 29 de novembro. Cerca de 250 participantes, entre gestores dos sistemas de ensino, representantes de organizações sociais, representantes de organismos internacionais, representantes de universidades, pesquisadores, educadores e convidados internacionais, que expuseram experiências, como é o caso do Chile, Cuba, Uruguai, África do Sul, Austrália, Estados Unidos e Inglaterra, debateram a educação em tempo integral. O objetivo dos debates é subsidiar o Conselho Nacional de Educação para a formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Escola de Educação em Tempo Integral.

Uma série de conferências distribuídas ao longo dos três dias tematizaram a formação humana integral na contemporaneidade, a superação das vulnerabilidades sociais, a educação integral no mundo e a formação integral como propulsora da democracia, da equidade e da diversidade. No Brasil, o Programa Mais Educação é a estratégia acionada pelo Governo Federal para ampliar o tempo de permanência dos alunos nas escolas, agindo, assim, como uma ponte para atingir a educação integral. Dada a relevância do Programa para a concretização da jornada integral (sete horas diárias), definida em lei desde 2007, os organizadores do Seminário homenagearam profissionais que contribuem nesta construção.

Entre os atores sociais homenageados, estava a assessora do Programa Mais Educação da 2ª CRE, Marinês Pariz, que atua no Programa desde o seu início, presta assessoria a diversos municípios da região e participa sistematicamente de encontros nacionais e internacionais sobre a educação em tempo integral. “Foi muito emocionante saber que o MEC está atento ao que acontece no chão da escola e que reconhece o trabalho que fazemos”, comemora. Para Marinês o Programa Mais Educação significa mais parcerias, mais atores sociais envolvidos no processo, mais diversidade dentro da escola, mais espaços e tempos de aprendizagens e mais vivências significativas. Um dos grandes méritos do Programa, de acordo com Pariz, é a reestruturação do currículo, que articula diferentes conhecimentos e saberes, na perspectiva da formação humana para além da escola: “a escola não é mais o único espaço de aprendizagem e tampouco os seus recursos pedagógico-didáticos são exclusivos; trabalhamos com a ideia dos territórios educativos e das cidades educadoras”, esclarece.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!