Candidatos podem consultar local da prova do Encceja 2014

19/05/2014 10:42

 

 

Os candidatos inscritos para fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2014 já podem consultar o local de realização da prova, que será realizada em 1º de junho em todo o território nacional. No Rio Grande do Sul, 14.958 pessoas estão inscritas para o Encceja, em 70 municípios.

Os portões das escolas onde serão realizadas as provas serão abertos às 7h, para provas no turno da manhã e às 13h, à tarde. Na maior parte dos 70 municípios que sediarão as provas o local é uma escola. Para fazer a consulta, o candidato deve acessar o seguinte endereço eletrônico: https://sistemasencceja3.inep.gov.br/localdeprova/

O Inep realiza o Encceja desde 2002. Jovens e Adultos residentes no Brasil e no Exterior podem fazer as provas. O Encceja é um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros. A participação é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

No Brasil, com a instituição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009 o Encceja Nacional passou a ser realizado visando à certificação apenas do Ensino Fundamental, pois a certificação do Ensino Médio passou a ser realizada com os resultados do Enem.

No Brasil e no Exterior, o Exame pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental para quem tem no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas.

No Exterior, além da certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental, os interessados no Exame podem pleitear a certificação no nível de conclusão do Ensino Médio desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

O Encceja constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o Ensino Fundamental:
• Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
• Matemática;
• Historia e Geografia;
• Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no Exterior):
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
• Matemática e suas Tecnologias;
• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O participante poderá solicitar aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja para fins de certificação.

Consulte o local da sua prova aqui.

 

Fonte da notícia: https://www.educacao.rs.gov.br