Cerimônia de Abertura da 11ª MEP ocorre em São Leopoldo

09/07/2014 15:57

 

Nesta quarta (09) ocorreu a cerimônia de abertura da 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal, no auditório do Colégio São Luís, em São Leopoldo. A Mostra é organizada por quatro coordenadorias regionais de educação: a 2ª, de São Leopoldo, a 4ª, de Caxias do Sul, a 16ª, de Bento Gonçalves e a 27ª, de Canoas. O clima de festa foi intensificado pela apresentação do coral contagiante da Escola Alvino Weber, de Novo Hamburgo.

Os 50 trabalhos inscritos estão expostos no ginásio da Escola Municipal Irmão Weibert e concorrem à premiação em um dos oito eixos: controle e processos industriais; gestão e negócios; informação e comunicação; ambiente e saúde; produção industrial; recursos naturais; seminário integrado (do Ensino Médio Politécnico) e Curso normal. Os trabalhos vencedores desta edição da MEP recebem credenciamento para participar da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia das Escolas Profissionais (a Fecitep), que ocorrerá em agosto, na cidade de Porto Alegre.

Em sua fala, a coordenadora da 2ª CRE, Marinês do Carmo de Pariz da Silva, ressaltou a importância do evento para a consolidação da cultura da pesquisa científica nas escolas. “A Mostra é uma vitrine, pois os alunos recebem prêmios e bolsas de estudos, além de terem a oportunidade de viajar e levar as suas pesquisas para outros estados do país e para vários países do mundo”.

A representante da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e coordenadora das Meps do Estado, Adriana Guimarães, falou dos investimentos do Estado na pesquisa. “Ampliamos a abrangência da Mostra também para o Ensino Médio Politécnico e para o Curso Normal”. Adriana também falou da política de fomento do Estado para a participação dos alunos e professores em Feiras nacionais e internacionais. Na mesa de autoridades estava também a coordenadora da 27ª CRE, Lucia Barcelos, representando as demais coordenadorias organizadoras da MEP, e a presidenta da comissão de educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Ana Affonso.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell