Coordenadora da 2ª CRE visita escola em Sapiranga

15/05/2013 09:11

 Nesta terça-feira (14) a titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosana Rodrigues Santos, visitou o Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio, de Sapiranga. Entre as pautas estava uma reunião com o Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar.

Durante a visita foi possível constatar o engajamento ativo dos pais na escola. A coordenadora da banda crioula, Nelci Fülber, explica que o CPM ajuda a manter a banda, comprando instrumentos e pagando o instrutor. “Todo mundo quer estudar aqui, gente de todos os bairros da cidade busca vaga no Genuíno, pois temos uma ótima estrutura e um ensino de muita qualidade”, afirma. A Escola atende a 1.500 alunos, distribuídos entre as séries do Ensino Fundamental e Médio, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Os fatos comprovam essa tradição: a Escola Genuíno Sampaio recebeu menção honrosa por duas vezes consecutivas (2011 e 2012) da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, por ter tido o maior número de alunos aprovados no processo seletivo de ingresso da Instituição. Além disso, o diretor, Paulo Renato Vechietti, informa que a Escola teve o melhor IDEB da cidade em 2012, nas séries finais do Ensino Fundamental.

Como encaminhamento da reunião, a coordenadora se comprometeu em fazer um mapeando da oferta e distribuição da demanda do Ensino Fundamental e Médio na região. Com base nesse estudo “teremos elementos para administrar de forma responsável a oferta de turmas nas diferentes modalidades, lembrando que o estado e os municípios têm as suas obrigações legais”. Conforme a legislação brasileira, cabe ao estado o atendimento da demanda de Ensino Médio e Técnico, enquanto o atendimento do Ensino Fundamental é de responsabilidade compartilhada entre estado e municípios. “Não podemos deixar de atender a demanda que por lei cabe ao estado para atender as modalidades que cabem prioritariamente aos municípios”, frisa Rosana.

Entre os representantes do CPM estava presente à reunião o presidente da instância, o Roque Gatelli.