Coordenadora da 2ª CRE visita escolas de Barão

27/08/2014 10:52

 

 

Nesta quarta (27), a titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Marinês Pariz, esteve em Barão, para visitar as três escolas estaduais da cidade. Na Escola Emílio Poersch, os 36 alunos participam do Programa Mais Educação e permanecem na escola por sete horas. Entre as oficinas que ocupam os pequenos estão os canteiros sustentáveis, a música, o apoio pedagógico e o esporte, explica a diretora, Joice Poersch. Os alunos da oficina de música, coordenados pelo professor Joel Rauschkolb, recepcionaram a coordenadora com belas canções, ensaiadas com afinco nas oficinas do Programa Mais Educação. No pátio, a professora de alemão, Valéria Christ, ensaiava danças alemãs com os alunos, preparando as festividades do Dia do Campo. A professora, que fez sua pós-graduação em Leipzig, na Alemanha, conta que, através da língua alemã, faz resgates culturais importantes. “Procuramos resgatar orações, cantigas, parlendas, trava-línguas e brincadeiras dos antigos, pois todo esse repertório constitui a identidade dos alunos”.

Na Escola Cônego Caspary, Marinês conversou com a equipe de professores sobre Educação em Tempo Integral. A Escola tem interesse em fazer adesão, já que reúne as condições físicas para atender os alunos o dia todo. Dos 102 alunos da Escola, 70 já participam de oficinas do Programa Mais Educação, permanecendo na escola nos turnos da manhã e da tarde. A diretora da escola, Marinês Wilmsen Jahn, mostra as instalações físicas da escola e as melhorias que pode fazer com os recursos do Mais Educação: “pudemos incrementar a escola e oferecer ainda mais qualidade aos alunos”, declara. Exemplo dessa qualidade está nas refeições servidas na escola: uma horta repleta de verduras, de aipim e de feijão garante nutrientes saudáveis às crianças que ficam na escola o dia todo.

Encerrando a agenda de visitas, Marinês passou pela Escola Assunta Fortini, que é uma das sete escolas da 2ª região a oferecer o Curso Normal e a única do município com Ensino Médio. A Escola recentemente fez adesão ao Programa Mais Educação, que passará a funcionar a partir de setembro, conforme explica o diretor Elton Chassot. Enquanto esteve visitando a escola, a coordenadora concedeu entrevista à Rádio Comunitária Ação FM. Na entrevista, Marinês falou sobre a novidade do Programa na Escola, ressaltando o que essa adesão significa na vida prática dos 360 alunos da escola: “significa que os alunos terão acesso a uma série de atividades no contraturno escolar, ampliando as possibilidades de aprendizagens significativas e aumentando seu tempo de permanência na escola”.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell

 

Visita à EEEF Cônego Caspary

Visita à EEEF José Emílio Poersch

Visita à EEEF Instituto Estadual de Educação Assunta Fortini