Coordenadora da 2ª CRE visita escolas de Bom Princípio

14/08/2014 10:35

 

O itinerário da titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marinês Pariz, começou cedo na última quinta (14), para percorrer as quatro escolas do Município de Bom Princípio. Apesar de ser o dia mais frio do ano, até então, o calor da recepção das comunidades escolares foi unânime.

Os 37 alunos da Escola David Hartmann receberam a coordenadora com canções, ensaiadas na oficina de canto do Programa Mais Educação. Os alunos permanecem na escola em tempo integral e têm ainda oficinas de música instrumental, ciclismo, horta escolar, dança, recreação e lazer e acompanhamento pedagógico. Os alunos do 1º ao 5ª ano fazem todas as refeições na escola e dão uma aula sobre alimentação saudável ao saborearem, já no café da manhã, deliciosos morangos, que são a fruta típica do município.

A diretora, Margarete Bonfanti Rodrigues da Silva, relembra, emocionada, da época em que queriam fechar a escola. “Isso foi no período de 2007 a 2010, mas não assinei o documento de cessação e os pais fizeram um grande movimento, lutando pelo que é deles”. Essa presença maciça da comunidade é visível em todos os cantos da escola: no momento a comunidade está envolvida com a quadra escolar, melhorando a pavimentação. “Queremos ainda colocar uma caixa de areia para os pequenos brincarem”, projeta a diretora.

Na Escola Santa Teresinha do Forromeco, a coordenadora pode verificar in loco o novo cercamento e as novas instalações elétricas do prédio. A diretora, Adriana Dietze Weber, comemora o investimento: “nos sentimos mais seguros agora”. A equipe diretiva está avaliando a possibilidade de aderir ao Programa Mais Educação para impulsionar ainda mais os projetos que a escola já vem desenvolvendo, como é o caso do projeto anual “Criatividade é a arte de inovar”. Em plena organização da Feira do Livro, que neste ano contará com a presença do autor Denis Winston Brum, a escola respira literatura em todos os cantos. “Todos os 263 alunos estão lendo as obras e estão muito animados para conversar com o autor”, explica Adriana. A Escola conta também com uma sala de recursos multifuncionais: “uma especialista em educação especial atende a todos os estudantes todo o município”, esclarece a diretora.

Ainda em Bom Princípio, a diretora da Escola de Ensino Médio Monsenhor José Becker, registra toda a sua alegria com a visita da coordenadora. “Estou na Escola desde 1986 e nunca havíamos tido a honra de receber uma visita”, diz Rita Maria Steffen. A coordenadora visitou todas as salas de aula, conversando com os estudantes sobre as suas expectativas e sobre os projetos desenvolvidos no Ensino Médio Politécnico. Marinês enfatizou as diversas políticas públicas na área da educação, como o ENEM, o PROUNI, o Ciência sem Fronteiras, entre outros, “o que amplia as possibilidades dos alunos de continuarem seus estudos”. A Escola Monsenhor é a única escola de Ensino Médio na cidade e os seus 410 estudantes são oriundos de escolas estaduais e municipais da região.

A Escola Pio XII, última a ser visitada já estava a postos, esperando para fazer as honrarias. Os alunos cantaram e leram uma carta assinada por todos os 252 alunos para a coordenadora. A diretora, Maridalfa Bonfanti Luft, diz que a canção sobre amizade, preparada pelos alunos, “é para reforçar os laços”. As turmas de Ensino Fundamental estão envolvidas no projeto anual “Cuidar faz bem”. Inspirado no projeto, o aluno do 4º ano, Davi Birk, lê o seguinte: “através do projeto vimos que podemos cuidar do nosso corpo, da nossa saúde, do nosso amigo, da nossa família, das plantas, dos animais, da água, e principalmente de nossa escola”.

As visitas são uma oportunidade para conhecer a realidade de cada espaço escolar e também para ouvir e pensar conjuntamente as demandas. O que se traz do itinerário, além de deliciosas cucas de morango e de chocolate, é a certeza de que a boa gestão escolar e o trabalho em equipe entre pais, alunos, professores e funcionários são a receita certa para o sucesso. As escolas apresentam estruturas organizadas, limpas, floridas e coloridas, além de oferecerem ambientes climatizados, recursos didáticos atuais e de qualidade e projetos pedagógicos de vanguarda.

 

Visita à Escola Santa Teresinha do Forromeco

Visita à Escola de Ensino Médio Monsenhor José Becker

Visita à Escola Pio XII

Visita à Escola Albino David Hartmann

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell