Coordenadora da 2ª CRE visita escolas na cidade de Feliz

18/07/2014 16:12

 

Na última sexta (18) a coordenadora da 2ª CRE, Marinês Pariz, realizou visitas em duas escolas da cidade de Feliz: a Marquês do Herval e a Dóris Schlatter. Acostumada com o chão das escolas, Marinês busca conhecer as diferentes realidades, escutar as demandas das comunidades escolares e valorizar a caminhada de cada espaço. Ainda prestando assessoria às Escolas com Mais Educação, a coordenadora aproveita as visitas para ver o andamento do Programa.

As duas escolas visitadas atendem, quase na integralidade, os alunos no contratuturno. Na Escola Doris Schlatter, Marinês aproveitou para espiar a hora da soneca dos alunos. Logo após, com as energias recobradas, os alunos se encaminham para atividades de acompanhamento pedagógico e oficina de esportes. Na Escola Marquês do Herval, a coordenadora prestigiou a Feira da Economia Solidária, organizada pelos alunos com o intuito de explorar o potencial comercial dos produtos locais, provenientes, na sua maioria, da agricultura e do artesanato.

 

Desenvolvendo o espírito do cooperativismo

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Marquês do Herval desenvolvem, desde março, projeto de cooperativismo em parceria com o Banco Sicredi e a Emater: “a ideia é desenvolver o espírito cooperativista”, explica a diretora Mara Elisa Matté. Com aulas semanais desde abril, ministradas pela Federação de Cooperativas Escolares (Fecom), os alunos foram certificados e já montaram a sua própria cooperativa, a Cooperval. A presidente, Maria Carolina Zeni Dutra, aluna do 9º ano, explica que esta experiência está trazendo aprendizagens para a vida toda.

Durante a Feira, os alunos realizaram pesquisa junto à comunidade para saber qual produto referência a Cooperval deveria desenvolver. Entre os itens estavam sabão caseiro, artesanato em biscuit, bolachas e cucas caseiras, sabonetes, filtro de sonhos e mandalas e bolachas ou cucas caseiras. A orientadora da Cooperativa, professora Jaqueline Branbilla Tencate, explica que a Feira da Economia Solidária integra as atividades do Programa Mais Educação e envolve toda a comunidade escolar, promovendo integração entre as famílias e a escola.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!