Coordenadora da 2ª CRE visita escolas no interior

04/09/2014 11:22

Nesta quinta (04) a titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marinês Pariz, visitou escolas em Montenegro, Pareci Novo e São José do Sul. A intenção das visitas é descentralizar agendas e conhecer de perto a realidade de cada comunidade escolar. Em São José do Sul, na Escola São José do Maratá, Marinês acompanhou um pouco da rotina dos 115 alunos. A Escola, única estadual do município, atende alunos do ensino fundamental e médio e oferece atividades do Programa Mais Educação, ampliando a permanência dos pequenos do ensino fundamental para sete horas diárias. A diretora, Cristiane da Silva, explica que os alunos participam de oficinas de horta, inglês, esporte, violão e que almoçam na escola. Além disso, os alunos são atendidos mensalmente por uma dentista, que acompanha a saúde bucal das crianças. Cristiane explica que a economia dos cerca de 3 mil habitantes do município gira em torno da cultura de cítricos (bergamota e laranja) e que os alunos se engajam ativamente nas atividades familiares. “Esse conhecimento é utilizado na escola para desenvolver atividades pedagógicas significativas”, conta.

Continuando o itinerário, a coordenadora visitou outra escola do campo: a Osvaldo Brochier, de Montenegro. A Escola também aderiu ao Programa Mais Educação e os alunos do ensino fundamental permanecem no espaço escolar o dia todo, participando de atividades como banda, violão, coral, esporte e canteiros sustentáveis. Os 88 alunos contam com um pátio enorme e nas hortas eles conseguem aplicar todo o seu conhecimento, já que cerca de 90% das famílias trabalha na agricultura, conforme explica a diretora, Débora Pohren Batista. Orgulhosos de suas plantações, os alunos colheram pés de alface para a coordenadora e deram um exemplo de alimentação saudável na hora do almoço, saboreando verduras e legumes cultivados na escola. Senhores de seu espaço, os pequenos conduziram Marinês pela escola, apresentando cada espaço e explicando, com alegria, a sua rotina.

A última visita do dia foi em Pareci Novo, a cidade das flores, conhecida nacionalmente pelo elevado índice de qualidade de vida de seus 3.600 habitantes. A Escola São Francisco de Assis é a única instituição estadual do município, atendendo, portanto, toda a demanda de Ensino Médio. A diretora, Maria Helena Reinehr, apresenta a escola e a coordenadora aproveita a oportunidade para conversar com as turmas. Muito florida e bem cuidada, a escola reflete todo o cuidado da comunidade para com o espaço. Maria Helena explica que no Seminário Integrado, os 105 alunos colocam em ação todo o seu conhecimento sobre cultura de flores e frutas. “Os alunos construíram canteiros sustentáveis e os conhecimentos de todas as disciplinas foram acionados nesse processo”. A diretora ainda conta que a atividade ligada às práticas sociais locais é significativa para os alunos, já que dialoga com a realidade deles.

 

 

Visita à Escola São José do Maratá

Visita à Escola São Francisco de Assis

Visita à Escola Osvaldo Brochier

 

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell

 

 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!