Coordenadora visita escolas em Taquara, Igrejinha e Três Coroas

17/10/2013 15:57

Coordenadora visita escolas em Taquara, Igrejinha e Três Coroas

 

Com a intenção de acompanhar as obras que estão acontecendo nas escolas da rede estadual de ensino, uma equipe da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) visitou na terça-feira (1º), cinco instituições no vale do Paranhana. A ideia é descentralizar as agendas da CRE e conhecer as realidades de cada espaço escolar. Nas visitas é possível conhecer os trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas, mapear suas dificuldades e pensar em estratégias de intervenção.

Foi exatamente assim na Escola Felipe Marx, de Taquara, onde foi possível apreciar uma exposição de trabalhos do Ensino Médio Politécnico. A mostra buscou integrar Literatura e Geografia, através da releitura de clássicos como O Cortiço, O Alienista e Escrava Isaura. Os alunos representaram os cenários das obras em maquetes coloridas e ricas em detalhes. Em reunião com o diretor, Marcelo Bischoff, e a supervisora, Maria Cristina da Silva, a coordenadora tomou nota das principais demandas da escola.

Na Escola Linha Gonzaga (Taquara) a equipe da CRE foi conferir as obras da estrutura da caixa d’água, do telhado, da rede elétrica e do cercamento. Além disso, a escola expôs a sua necessidade de readequação dos espaços para acomodar o Programa Mais Educação. Da mesma maneira, a reforma e a adaptação dos banheiros da Escola Rodolfo Von Ihering, também de Taquara, foi vistoriada pela arquiteta da 2ª CRE, Aline Soares.

Em Igrejinha, a CRE realizou um relatório das obras da Escola Promorar, que recebeu reformas na rede elétrica e nas calhas. De acordo com a coordenadora, Rosana Santos, essa verificação in loco é importante porque, a partir de agora, as escolas e a 2ª CRE também terão de assinar o recebimento das obras e somente após a aprovação do trabalho é que as empresas receberão o pagamento da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). “Esse procedimento evita a entrega de obras que não estão plenamente de acordo com as exigências de qualidade”, explica.

No município de Três Coroas, a Escola Augusto Roennau está à espera de obras na rede de esgotos. De acordo com a vice-diretora da escola, Eliane Aparecida Duarte, a Coordenadoria Regional de Obras (CROP) já realizou uma visita técnica ao local. Rosana Santos se comprometeu em agilizar os encaminhamentos e acompanhar o trabalho.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell