Coordenadoria de São Leopoldo prestigia evento do Plano Sinos

05/06/2013 08:39

 

Na quarta (05) a coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosana Rodrigues Santos, prestigiou a solenidade de assinatura do contrato da empresa que executará a segunda fase do Plano de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Plano Sinos). O evento aconteceu no auditório da UNITEC, na Unisinos, e contou com a presença do governador do Estado, Tarso Genro, além de outras autoridades políticas, acadêmicas e ambientais da região.

O contrato de R$ 997 mil, com a Profill Engenharia e Ambiente, de Porto Alegre, prevê a execução da segunda fase do Plano Sinos. Nesta etapa a população conhecerá o levantamento técnico sobre a bacia, realizado na primeira fase do Plano e decidirá, posteriormente, sobre o futuro do Rio. A terceira etapa consistirá nas obras de intervenção previstas nas etapas anteriores. O Plano Sinos foi concebido em 2008, sob o impacto da tragédia ambiental da mortandade dos peixes, ocorrida em 2006.

Em seu discurso, o governador Tarso Genro falou sobre a necessidade de pensarmos com responsabilidade o futuro do planeta, desmistificando a realidade do “presente ontológico”. Também nessa direção, o reitor da Universidade, Padre Marcelo Aquino, destacou a responsabilidade de cada cidadão no correto uso da água. A Deputada Estadual Ana Affonso, assinalou o protagonismo da população nesse processo de decidir o futuro do Rio.

A Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos tem cerca de 3,7 mil quilômetros quadrados de extensão e abrange 32 municípios. De acordo com o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (COMITESINOS), Arno Kayser, cerca de 1,3 milhão de pessoas moram ao longo da Bacia e elas “serão chamadas para conhecer o levantamento técnico”.