Coordenadoria faz lançamento do Pacto em São Leopoldo

23/04/2013 17:21

  Nesta segunda-feira (22), a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) fez o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Pólo de Lançamento de São Leopoldo. A solenidade ocorreu no auditório do Colégio São Luís e contou com a presença de 95 participantes, entre professores, equipes diretivas e membros dos conselhos escolares dos municípios de São Leopoldo, Estância Velha e Portão.

O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa busca incentivar as escolas e os professores para que as crianças se alfabetizem até a idade de oito anos. De acordo com as diretrizes do Programa, a alfabetização na idade certa ajuda a criança a seguir a sua escolarização para além dos anos iniciais. Além disso, a proposta entende a alfabetização como um processo e não como um produto e, por isso, as crianças não são mais retidas nem no primeiro e nem no segundo ano de sua escolarização. De acordo com a coordenadora da 2ª CRE, Rosana Santos, “o Pacto é sensível aos diferentes tempos de cada criança, não homogeneizando o processo de aprendizagem e não repetindo a lógica da escola que exclui”.
Os professores que aderiram ao pacto receberão uma bolsa incentivo de R$ 200,00 mensais, além de formação específica de 120 horas para qualificar a sua ação pedagógica na área da linguagem e da matemática. Além da formação prevista pelo Programa, o Estado do Rio Grande do Sul amplia essas horas em mais 160, para dar enfoque também às ciências humanas e da natureza.

As orientadoras responsáveis pela formação dos professores de São Leopoldo, Estância Velha e Portão (Cleci Maria Souza, Juliana Espinoza Souza e Ledyane Lucena), aproveitaram o evento para efetivar o termo de adesão e organizar as formações com os professores destes municípios. A 2ª CRE conta com 13 orientadoras para desenvolver a formação em todos os municípios que farão adesão ao Pacto. Os Pólos de lançamento do pacto seguem a seguinte agenda: Novo Hamburgo: 16 de abril; Taquara: 29 de abril; Montenegro: 29 de abril; São Sebastião do caí: 30 de abril; Salvador do Sul: 02 de maio e Feliz, em 03 de maio.

O evento contou com a presença da deputada estadual e presidenta da comissão de educação da Assembleia Legislativa, Ana Affonso e da professora coordenadora dos estágios das licenciaturas da Universidade do vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, Regina Urmersbach.