Coordenadoria participa de Seminário do Programa Mais Educação, em Brasília

08/08/2013 08:30

Retornou na quinta-feira (8), de reunião em Brasília, a assessora do Programa Mais Educação da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marinês Pariz. A assessora, que é também a coordenadora articuladora do Comitê Metropolitano de Educação Integral/Integrada do Rio Grande do Sul, participou, desde segunda-feira (5), da reunião técnica dos coordenadores do Programa Mais Educação: consolidando a política de educação integral.

Entre os 250 participantes do Seminário Nacional estavam os coordenadores dos comitês estaduais do Programa, Universidades Federais, representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), coordenadores do Programa nas capitais brasileiras, representantes da Secretaria de Educação Básica (MEC/SEB), Secretaria de Educação Superior (MEC/ SESU), Fórum Nacional de Educação (FNE/MEC), Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (CAPES/DEB), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

O eixo norteador do Seminário foi a intersetorialidade do Programa Mais Educação, buscando divisar estratégias para universalizar a escola de tempo integral. Nesse sentido, o Programa Mais Educação é uma política estratégica para alcançar este objetivo. Outra temática que perpassou todos os debates foi a necessidade de repensar os currículos e as práticas pedagógicas para reverter o quadro brasileiro de distorção idade/série.

Para Marinês, a Reunião foi uma oportunidade de buscar bagagem para construir a educação de tempo integral, além de fortalecer a sua assessoria junto às 80 escolas cadastradas no Programa Mais Educação na 2ª CRE. “É muito emocionante fazer parte desta história, ajudar a construir algo que alavancará a educação brasileira”, avalia. Além da 2ª CRE, esteve presente também a representante do Comitê Regional Mais Educação da Fronteira, da 19ª CRE, e a coordenadora do Programa na Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Simone Nunes.