Coordenadoria participa do II EDUCOM SUL, em Ijuí

28/06/2013 18:00

 

Na quinta e sexta-feira (27 e 28), aconteceu o II Encontro de Educomunicação da Região Sul (II Educom Sul), sediado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Apesar do caráter itinerante do Educom, (o I Encontro aconteceu em Santa Maria), todas as edições têm como eixo norteador das discussões o uso das tecnologias para uma educação inovadora.
Os cerca de 400 participantes, entre estudantes, professores, monitores do Programa Mais Educação, oficineiros e representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e das Coordenadorias de Educação (CRES) tiveram acesso a uma programação bem diversificada. Relatos de experiência, comunicação de trabalhos científicos, oficinas, mesas temáticas e atividades culturais distribuídas ao longo dos dois dias permitiram debates pautados na interdisciplinaridade e na inovação.

A representante do Programa Mais Educação e Escola Aberta para a Cidadania da 2ª CRE, Marinês do Carmo Pariz, coordenou o grupo de trabalho “Uso das Mídias e Tecnologias na Educação”. Oito comunicações científicas trouxeram temáticas como a intervenção da mídia no convívio social, a utilização das tecnologias por professores, abordagens lúdicas em oficinas, fotografia, mídias alternativas, cidadania, usos da internet, democratização da leitura, mídias na educação em Direitos Humanos e Interdisciplinaridade.

Segundo Marinês, os debates permitiram reflexões importantes e deflagraram paradigmas ainda vigentes nas práticas sociais e, mais especificamente, nas práticas escolares. Exemplo disso é a Lei Estadual número 12.884, de janeiro de 2008, que proíbe o uso do celular na sala de aula. Essa proibição está na contramão do uso das tecnologias na educação. “Os alunos podem aproveitar o celular de forma pedagógica de diversas formas, como, por exemplo, para fazer vídeos”, reflete Marinês. Além disso, é também papel da educação pensar o uso correto e ético das tecnologias.

Antes de retornar a São Leopoldo, Marinês Paris visitou a Escola Chico Mendes, de Ijuí, em uma atividade de integração entre os Programas Mais Educação e Escola Aberta com mais duas escolas da região. De acordo com Marinês, a visita possibilitou a troca de experiências, aprofundando a concepção de uma educação cada vez mais integral e interdisciplinar.