Coordenadoria promove formação sobre recursos financeiros da educação

26/06/2013 16:37

De segunda a quarta-feira (24 a 26), os diretores e responsáveis pela prestação de contas das 171 escolas da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) estão recebendo orientações sobre a utilização dos recursos públicos da educação. As escolas estão divididas em três redes e cada dia uma rede é recebida no Colégio PV Sinos, em São Leopoldo, para aprender ou se atualizar sobre autonomia financeira, nota fiscal gaúcha, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE/FNDE) e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
O clima de compenetração da reunião se justifica. “Dinheiro público é uma coisa muito séria e nós gestores respondemos pela sua aplicação”, lembra o diretor do Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio, de Sapiranga, Paulo Renato Vechietti. Paulo Renato elogia a formação sobre a utilização das verbas. “O passo-a-passo da formação é muito importante para os diretores novos e também para os mais experientes, porque as orientações mudam e precisamos nos atualizar”.
De acordo com a diretora administrativa da 2ª CRE, Ruth Kessler, a formação é uma oportunidade para abrir diálogo e esclarecer as dúvidas dos diretores. Ruth informa que a formação foi pensada de modo a contemplar todo o processo, ou seja, desde o planejamento e execução à prestação de contas dos diferentes recursos que as escolas recebem. Ainda, as escolas recebem todos os formulários e modelos de documentos necessários para realizar e encaminhar as prestações, como atas e ofícios. Aprendem também como efetuar os cadastros para receber as diferentes verbas, como, por exemplo, a nota fiscal gaúcha.