Coordenadoria visita a Prefeitura de Maratá e escolas da região

14/06/2013 14:12

 

Coordenadoria visita a Prefeitura de Maratá e escolas da região

 

Na sexta-feira (14/06) a 2ª Coordenadoria Regional de Educação cumpriu agendas nos municípios de Maratá, Brochier e São José do Sul. Antes de visitar as escolas, a coordenadora se reuniu com o prefeito de Maratá, Fernado Schrammel, e a secretária municipal de educação, Mirtes Maria Sost. Entre as pautas, a demanda de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade Ensino Médio, criação de cursos técnicos na área agrícola e transferência de demanda de matrícula do Ensino Fundamental para o município.

De acordo com o prefeito, a região que abrange os municípios de Brochier, São José do Sul, Salvador do Sul, Pareci Novo, Harmonia e Poço das Antas terão ligação asfáltica, o que promoverá a economia da região. Entretanto, de acordo com Schrammel, a falta de oferta de cursos técnicos está na contramão do desenvolvimento local, por causar a evasão dos jovens do campo para as cidades. “Temos, na cidade, a estrutura física do Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves e o município tem uma área de quatro hectares para as atividades práticas do curso técnico: seria uma parceria entre estado e município”, propõe.

A coordenadora da 2ª CRE, Rosana Santos, prometeu um estudo de demanda, tanto dos cursos técnicos, quanto da transferência de matrículas. Sobre a Educação de Jovens e Adultos, a assessora da CRE, Cleci Souza, orientou sobre os trâmites de autorização de abertura de turma. “É uma prioridade elevarmos a escolaridade dos jovens e adultos e temos feito o movimento de atender às demandas das comunidades nesse sentido”, ressalta Cleci.

A visita marcou o início de um diálogo. “Marcaremos novas conversas”, disse a coordenadora. Para celebrar esse começo, o prefeito ofereceu a iguaria da região à equipe da CRE: bergamotas. Dos 2.500 habitantes de Maratá, 80 % são agricultores e muitos deles vivem da produção de cítricos, esclarece Fernando.

Na sequência, a coordenadoria visitou o Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves, de Maratá, a Escola Estadual de Ensino Médio Erni Oscar Fauth, de Brochier e a Escola São José do Maratá, de São José do Sul. Nas visitas, a coordenadora aproveita para conhecer a realidade de cada escola e registra as demandas de cada local. Além disso, Rosana também conhece os projetos pedagógicos desenvolvidos. “Tenho me surpreendido positivamente com as coisas boas que temos em nossas escolas e me emociono ao perceber a importância da educação pública de qualidade na vida das pessoas”.