Coordenadoria visita escolas de Taquara

24/04/2013 08:23

Na última terça-feira (23) a titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosana Santos, esteve em Taquara, visitando escolas. A prática de atender agendas nas próprias escolas tem ajudado a fazer a leitura das diferentes realidades, já que a 2ª CRE é muito grande e cada um dos 38 municípios tem suas particularidades.

A primeira agenda do dia foi cumprida na Escola Estadual de Ensino fundamental Rodolfo Von Lhering. A diretora, Mariza Gonzaga, aproveitou a visita da coordenadora para tratar de pautas relativas a recursos humanos e obras. O representante do Conselho Escolar, Odilon de Borba Lopes, acompanhou a reunião e disse estar muito empolgado com a presença da CRE na escola. “Sentimos que há boa vontade e disposição para atender as nossas prioridades”. De acordo com Odilon, que tem um filho na sexto ano da Escola, “nós, pais, precisamos fazer a nossa parte, pois a educação não está só na mão dos professores e da direção”.

A escola completará, em junho deste ano, 95 anos de funcionamento e está desenvolvendo um projeto de integração com a comunidade escolar.
O projeto, coordenado pelo professor Darlei Eduardo Franzen, quer comemorar o aniversário da escola, além de resgatar a importância do seu papel na comunidade. O prédio histórico e imponente atualmente atende a 614 alunos do Ensino Fundamental (incluindo a Educação de Jovens e Adultos, no noturno). Entretanto, a escola já teve mais de mil alunos matriculados “e estamos empenhados em recuperar o prestígio da instituição”, pontua a vice- diretora, Cinara Lopes Ferreira.

Seguindo o itinerário de visitas, Rosana passou na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dirceu Marílio Martins para conversar com a direção e o Conselho Escolar. A diretora, Marelise Prass Cardoso, mostrou as dependências do prédio e comemorou o recebimento, via recursos federais, da praça para as crianças. Durante o encontro, Marelise apontou a necessidade de reformar a estrutura da quadra coberta e informou as demandas de recursos humanos.

O presidente do Conselho Escolar, Luis Alexandre Pacheco, ressaltou a importância da participação dos pais na escola. “Já estou no Conselho há oito anos e acho que os pais não podem delegar todas as tarefas para a escola. Hoje a escola cria, educa, alimenta e os pais se exoneram de suas responsabilidades”, reflete.

A vice- diretora, Zilá Regina Kolling, ressalta, como ponto positivo da Escola, o Projeto EBA (Encontros de Bate Papos com Adolescentes). O Projeto é desenvolvido em parceria com as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e acontece semanalmente com os alunos das sextas séries. “São trabalhados assuntos como auto-estima, drogas e sexualidade e o projeto é um espaço de expressão das angústias e conflitos dos alunos. Como resultado, vemos adolescentes mais tranquilos e com melhor rendimento na aprendizagem”, destaca Zilá.

 

 Escola Estadual de Ensino fundamental Rodolfo Von Lhering
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dirceu Marílio Martins