Dia do Desafio 2018

05/07/2018 10:46

 

            No dia 27 de junho de 2018, os alunos da E. E. E. F. Cônego Caspary, da Linha Francesa Alta, município de Barão, fizeram uma caminhada pela estrada geral da comunidade, por uns sete quilômetros, atendendo ao objetivo do Dia do Desafio de fazer alguma atividade física diferente daquela feita rotineiramente.

            Como a escola está trabalhando o projeto “Paz se conquista no dia a dia”, a caminhada também foi uma manifestação para que haja mais paz. Por isso a caminhada foi encabeçada com uma faixa com o logotipo do projeto da escola e todos os participantes usavam viseiras com o mesmo logotipo do projeto.

            Além dos alunos, professores e direção da escola, participaram todos os profissionais do posto de saúde e as agentes de saúde da comunidade. Também acompanhou a caminhada o pároco da Paróquia, padre Rafael Groth. A caminhada saiu da escola às 8 horas e dirigiu-se até a empresa Rala Bella, onde encontrou-se com os alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Bourscheid e os funcionários da referida empresa.

            Lá os alunos declamaram poesias selecionadas, feitas na escola sobre o projeto da paz. Além disso, apresentaram uma paródia que também versava sobre o assunto do Projeto. Em seguida, teve a fala do Padre Rafael que também ressaltou a importância de trabalhar o tema Paz e ter atitudes pacíficas nas ações do dia a dia. Pediu para juntos cantarmos a Oração de São Francisco e refletirmos sobre a sua letra e colocarmos isto em prática na nossa vida. O Dr. Fábio, médico da família do Posto de Saúde da comunidade, falou da relação entre saúde e o bem estar espiritual. Pessoas com áurea espiritual equilibrada são menos tendenciosas a doenças físicas. Estar de bem consigo mesmo e com os outros, evita problemas corporais e mentais.

            Logo em seguida, a professora Adriana Luft coordenou atividades físicas de alongamentos, flexibilidade e movimentos rítmicos, acompanhados das músicas “A paz” do Roupa Nova, “Trem Bala” com Luan Santana e Ana Vilela. Todos os presentes: alunos, professores, trabalhadores do posto de saúde e funcionários da fábrica envolveram-se e participaram da atividade, formando um belo momento de integração. No momento seguinte, a professora Adriana pediu para formar três círculos e realizou a dinâmica de passar a formiguinha da paz para quem estivesse ao seu lado. Este momento foi encerrado com o abraço da paz entre os presentes.

            Em seguida, continuamos a caminhada, juntamente com os alunos da Escola Nicolau, até a Loja Solar, onde foi tirada uma foto com todos os funcionários da loja. Feito isso, começou-se a caminhada de retorno até à escola. Quando passamos pela Escola Nicolau, eles oferecem biscoitos para o lanche dos alunos da Escola Cônego.

            A caminhada e as atividades do Dia do Desafio em parceria com outas entidades da comunidade foram cheias de significado. Todos se envolveram e sentem a necessidade de termos mais paz em nossas vidas.