Escola Estadual Leonardo Fritzen realiza Mostra Pedagógica

07/08/2013 08:41

 Escola Estadual Leonardo Fritzen realiza Mostra Pedagógica

e Feira do Livro

 

A comunidade de São Vendelino e escolas da região prestigiaram as atividades da Mostra Pedagógica e Feira do Livro com autor presente da Escola Leonardo Fritzen, ocorrida na semana de 05 a 09 de agosto. Os 260 alunos da educação básica trabalharam as obras literárias da escritora ivotiense Márcia Dieter e depois tiveram o prazer de interagir com ela. O mote da Mostra foi a importância da leitura, apresentada já no início do evento através de uma peça de teatro com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo e um teatro de fantoches.

Para os pequenos, a simpática aranha, personagem do livro “O Sonho de Angelina”, foi fonte de inspiração para diversos trabalhos. Grande foi o espanto no rosto dos alunos ao “conhecerem” a aranha, que saiu da mala da contadora de histórias. As séries finais realizaram a releitura do livro “De onde surgem as ideias” e mostraram que ideias não lhes faltam. Circuitos de teatro, guarda-chuvas poéticos, ilustrações e produções textuais foram só algumas formas de trazer as ideias à vida.

A estética da escola e a conservação de seus espaços chamam atenção dos visitantes e são um convite para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela equipe diretiva, professores e funcionários. Ambientes climatizados, bem cuidados, coloridos e floridos são a marca da escola e, de acordo com a diretora, Maria Gertrudes Flach, refletem o empenho e o amor da comunidade escolar pela Leonardo Fritzen. Os professores são unânimes em afirmar que a Mostra é o resultado de um trabalho interdisciplinar e de intercâmbio de ideias. Rafael Gehlen, professor de Geografia e História, credita o sucesso pedagógico à cultura da pesquisa que a escola vem implementando: “os alunos e professores assumiram de fato a pesquisa aqui”, afirma.

Para a coordenadora da 2ª CRE, Rosana Santos, a Escola Leonardo Fritzen, que já tem uma história de 71 anos na comunidade de São Vendelino, é motivo de orgulho para a educação da rede estadual de ensino. “É possível ver o brilho nos olhos de cada criança e é visível o encantamento que a escola traz para a vida de cada aluno”, destaca Rosana em sua fala.