Escola Fernando Ferrari recebe Prêmio Jornal na Sala de Aula

19/11/2013 09:46

 

Foto: capa do jorna NH, dia 20/11/13

 

A Escola Fernando Ferrari, de Campo Bom, recebeu premiação na data de ontem (19), no auditório da Feevale, pelo trabalho pedagógico realizado na sala de aula com o jornal. O prêmio é concedido pelo Grupo Sinos e dá destaque a projetos inovadores e criativos desenvolvidos a partir do conteúdo do jornal. Participaram do concurso cultural escolas da rede privada e pública de toda a região de cobertura do Grupo Sinos: NH, VS, Diário de Canoas, Diário de Cachoeirinha, Correio de Gravataí e Jornal de Gramado. As cinco escolas vencedoras receberam notebooks e os professores foram contemplados com um tablet. O concurso conta com o patrocínio da empresa McDonalds e apoio das lojas Colombo, Universidade Feevale, Unisinos, Faccat e Unilasalle.

A Escola Fernando Ferrari trabalhou, de forma interdisciplinar, a temática da saúde dos alunos. Cada disciplina abordou diferentes aspectos da saúde humana, como, por exemplo, a alimentação, a atividade física e a saúde emocional. O trabalho premiado foi desenvolvido pelos alunos dos terceiros anos do Ensino Médio, sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa, Maria Beatriz Mathias. O viés abordado pela professora foi a saúde emocional. Para isso, os alunos de debruçaram sobre os textos da colunista Cris Manfro, que escreve para o suplemento Viver com Saúde dos jornais do Grupo Sinos. A psicoterapeuta aborda, em seus textos, os relacionamentos em geral, fala sobre as perdas, o luto, as separações, os encontros e os desencontros da vida.

De acordo com a vice-diretora do turno da tarde e supervisora da Escola, Mara Núbia Bilhalva Braum, um dos méritos do projeto foi a integração dos pais, alunos e professores. “A temática diz respeito a todos nós e o trabalho foi uma oportunidade de conversar, esclarecer dúvidas e, sobretudo, perceber que todos nós estamos suscetíveis ao adoecimento emocional, mas que ele pode ser contornado”.

O projeto culminará com a presença da autora Cris Manfro, na escola, no próximo dia 26. Manfro conversará com os alunos e com os pais sobre as temáticas que aborda em seus livros. De acordo com Mara, os alunos tornaram-se leitores entusiastas e estão ansiosos para interagir com a autora.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell

 

Foto: site do jornal NH