Escola Hermínia Marques forma alunos de EJA Ensino Médio

08/08/2014 10:07

 

Noite de festa e gala marcou a formatura de 14 alunos da Educação de Jovens e Adultos, modalidade nove (correspondente ao Ensino Médio), no último dia 08, na Escola Hermínia Marques, em Taquara. A turma representa um verdadeiro encontro de gerações: o aluno mais novo tem 19 anos e o mais velho, 66. Todos, porém, têm o mesmo objetivo: recuperar o tempo perdido. Para isso não medem esforços, como é o caso do aposentado Paulo Renato Ohlweiler (66), que viaja 18 quilômetros todos os dias para “aprender e rejuvenescer”. Para ele a melhor coisa da vida é aprender: “eu estava com os pensamentos parados e agora não quero mais parar”. Paulo pretende ainda buscar um curso técnico, pois, como explica, “tempo não me falta”. Sua área de interesse é o comércio, mas ele ainda está “especulando” antes de se decidir.

Os alunos são acolhidos com uma janta especial preparada pelas merendeiras, levando em consideração que a maioria trabalha durante o dia e vem direto para a escola. A diretora Verlani Catarina Feller explica que a escola faz de tudo para incentivar os alunos a buscarem a sua formação, lamentando o alto índice de brasileiros que não concluem o Ensino Médio. Contudo, ela reconhece que se não fosse pela vontade e persistência dos alunos, a turma não teria chegado nesta etapa de formatura: “eles têm trabalhos pesados no comércio, na indústria e na construção civil e ainda encontram forças para estudar à noite”, elogia.

A coordenadora da 2ª CRE, Marinês Pariz, prestigiou a solenidade e ressaltou a coragem dos alunos em voltar a estudar. Ela também elogiou os professores e os funcionários, que não medem esforços para inovar em sua ação pedagógica. “A Escola fez adesão a Programas como a Escola do Campo Ciclada, a EJA Ensino Médio e o Mais Educação”, enumera. Talvez por isso os alunos formandos considerem, unanimemente, a escola uma família. Também se fizeram presentes na formatura autoridades locais e a comunidade escolar.

 

Jornalista responsável: Mariléia Sell