Estudandes apresentam projeto de reutilização de copos de plástico em feira na USP

07/04/2015 09:50

 

 

 

Três alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Wolf, de Dois Irmãos, apresentaram um projeto de pesquisa científica na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP). Entre 17 e 20 de março, as estudantes Camila Solange Machado, Jaqueline Elisiane

 

Hermann e Jennifer Natália Schons Engelmann, estiveram na capital paulista para mostrar o experimento de transformação de copos de plástico branco em forro de residência.

Atualmente cursando o 3º ano do Ensino Médio na Affonso Wolf, as alunas começaram a pensar no projeto após assistirem uma palestra da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência, no ano passado. A pesquisa, sob orientação da professora Helena Reinehr Stoffel e dos coorientadores Tarcisio Staudt (Unisinos) e Luciane Mittelstadt Couto, começou em março.

Os copos utilizados na transformação foram coletados na escola e em estabelecimentos comerciais do município de Dois Irmãos. Com o trabalho, que incluiu pesquisa bibliográfica e experimentos, as alunas concluíram que é viável confeccionar um forro sustentável partindo da base de copos de plástico, reduzindo a geração de resíduos e aumentando a reutilização de materiais que podem ser reciclados.

Por meio da reciclagem mecânica e do uso de materiais como isopor e fibra de vidro, foi possível chegar ao resultado almejado. Todos os experimentos foram realizados no laboratório de química da escola.

Conforme a professora Helena e as estudantes, o objetivo neste ano é prosseguir com o projeto buscando parcerias com universidades que possuem laboratórios mais equipados. A ideia é produzir o forrocup, um forro sustentável, barato e resistente.

Na foto: Jennifer, Camila e Jaqueline

 

Fonte: site da Seduc - RS - 07/04/2015