Festival de Gastronomia capacitará manipuladores de alimentos e gestores de alimentação escolar

13/06/2013 14:47

Na programação do 1º Festival de Gastronomia RS também está o 1º Encontro de Manipuladores de Alimentos do RS e o 1º Encontro com Gestores da Alimentação Escolar do RS, que vai contar com a participação de profissionais, de todo o Estado, envolvidos na elaboração da alimentação escolar. Serão três dias de formação, de 26 a 28 de junho, das 8h30 às 17h30.

A expectativa é de que mais de 3 mil profissionais participem das atividades. O 1º Festival é realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Casa Civil/ Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional e promoção da Associação dos Amigos da Tradição e Folclore (AATF).

O objetivo será abordar temas relacionados à gastronomia priorizando a utilização dos alimentos regionais, com ênfase na aquisição dos insumos por meio da agricultura familiar. A capacitação pretende valorizar os profissionais da área de alimentação escolar, resgatar receitas, contemplar questões relacionadas a nutrição e a obesidade infantil, além de demonstrar técnicas de cozinha profissional. Questões ligadas à segurança alimentar e a importância da horta no ambiente escolar ganham destaque na abordagem.

As capacitações pretendem qualificar os agentes envolvidos nos processos relacionados à alimentação escolar e debater sobre a importância de hábitos saudáveis e o resgate da cultura alimentar do Rio Grande do Sul. As organizadoras do projeto no 1º Festival de Gastronomia RS, Carla Maica, Priscila Borges e Isadora Farias, ressaltam a importância dos manipuladores de alimentos nas escolas. "A orientação nutricional deve ser incluída no planejamento de educação em saúde de maneira concreta, enfatizando a prática alimentar no contexto social-pedagógico", afirmam.

Mais informações também podem ser obtidas por meio da Secretaria de Educação RS, no site https://certificados.educacao.rs.gov.br. Paralelo às atividades acontecem oficinas infanto-juvenis e o lançamento de um Caderno de Receitas.

Caderno de Receitas
O Caderno de Receitas contemplará os melhores pratos regionais na alimentação escolar gaúcha - segundo critérios definidos por meio da curadoria da equipe organizadora do festival. Entre eles: regionalidade, sazonalidade, diversidade cultural e de acordo com as sugestões dos alunos. Serão 30 receitas com ilustrações feitas pelos próprios alunos. O Caderno de Receitas será distribuído aos participantes do evento e futuramente às escolas.
 


Fonte: https://www.educacao.rs.gov.brTexto:

Texto: Assessoria de Imprensa do Festival de Gastronomia
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305