Formação aborda interdisciplinaridade na escola

11/09/2013 08:18

Será realizada nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), numa iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, a formação de professores “Interdisciplinaridade na escola: linguagens em diálogo”, no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Capital. A programação prevê palestras e oficinas (leia abaixo).

A intenção é promover formação de professores em linguagens, promovendo o diálogo interdisciplinar no campo das artes, privilegiando o compromisso da leitura, escrita, fala e audição das linguagens humanas como forma de comunicação e intervenção no mundo, na visão de uma educação politécnica, ou seja, integral. São esperados para o encontro pedagógico 252 professores, das escolas de duas Coordenadorias REgionais de Educação: 2ª, São Leopoldo, e 27ª, Canoas.

O objetivo do encontro pedagógico é realizar mesas redondas com representantes, pesquisadores ou formadores de professores, de duas ou mais artes, bem como oferecer oficinas nas quais o diálogo interdisciplinar possa estar presente.

Programação:
Dia 12 – quinta-feira
8h30- Cadastramento
9h - Palestra
"Educação Musical e Escolaridades: em busca de processos interdisciplinares envolvendo o ensino de música e das artes" – Prof. Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel / SMED-POA; UERGS
11h- Abertura para diálogos
12h- Intervalo
13h30 às 18h - Oficinas (Cada professor escolherá uma oficina)
“O trabalho interdisciplinar no campo das linguagens: escrever e ler, um compromisso de todos” Jonas Reis

"Compor com Adolescentes: estratégia docente para uma aprendizagem significativa" Aline Guterres – Profª de Música da Rede Municipal e Mestre em Educação pela UFRGS.

“Musicando: movimento e som” Oraides Silva- Profª de Ed. Física e Maria Elisabete Infantini – Profª de Música - Assessoras da 13ª CRE

"Audiopartituras: ouvir, entender e escrever em artes" Rosenir Aparecida de Oliveira - Graduada em Educação Artística/ Artes Plásticas pela UFJF/ MG. Especialista em Música: ensino e expressão pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS. Profª de Artes Visuais e Música na Rede Estadual de Ensino RS.

“Construindo Personagens: instrumentos pedagógicos no processo interdisciplinar da produção da leitura e escrita” - Fernanda dos Santos Paulo- Educadora Popular, Pedagoga(IPA) e Mestre em Educação pela UFRGS, Manoela Pavan Silveira –Profª de Artes Visuais, Bacharel em Artes Plásticas (UFRGS) e Especialista em Poéticas Visuais pela FEEVALE

Dia 13 – sexta-feira
8h30- Cadastramento
9h – Palestra
“Interdisciplinaridade na democratização do acesso às artes: quem canta dança, quem dança encena, quem encena pinta o palco com seu corpo... O corpo é sonoro, e com ele pinto e danço.” Jonas Tarcísio Reis – Mestre em Educação pela UFRGS, na linha Educação: Arte Linguagem Tecnologia. Especialista em Ensino e Expressão pela FEEVALE. Licenciado em música. Licenciando em Pedagogia.

“Docência dialógica, escuta e coexistência das diferentes linguagens na construção do conhecimento” Maribel Selli -Pedagoga, especialista em Educação Infantil, Supervisão Escolar e Orientação Educacional, Mestre em Educação e Doutoranda em Informática na Educação pela UFRGS, pesquisadora do LELIC - Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição PPGEDU - FACED - UFGRS.

12h- Intervalo

13h 30 às 18h- Oficinas (Cada professor escolherá uma oficina)
As mesmas oficinas serão ministradas nos dois dias para grupos diferentes.